top of page

Veja a importância dos chatbots para seu atendimento

Atualizado: 11 de abr. de 2022





Os chatbots são ferramentas muito importantes para a otimização de seu atendimento ao público. Essas inteligências artificiais podem ser a diferença entre um atendimento rápido e preciso para sua empresa de cotação de serviços de limpeza, ou deixar seus consumidores esperando por um longo tempo.


A palavra de ordem no mercado atual é “experiência do usuário”. A maioria das companhias busca ativamente uma melhoria nesse processo, tornando toda a jornada de compra do cliente um momento satisfatório.


Hoje, por conta dos avanços na tecnologia, o perfil do cliente está muito diferente do que era há um tempo. O cliente reativo foi deixado de lado em troca de um consumidor muito mais exigente, que tem dúvidas e questionamentos.


Para lidar com isso, é preciso apresentar material de qualidade, otimizando a forma como o cliente entende suas possibilidades e como ele dialoga com a empresa, criando formas de melhorar ainda mais a comunicação.


Para isso, contar com a tecnologia é uma excelente opção, uma vez que ela abre portas para canais diferenciados e possibilidades distintas de trabalho e atendimento como um todo, atraindo o cliente que procura acessório para piscina de alvenaria para mais perto.


Entenda o conceito de chatbot

Toda ferramenta digital que busca automatizar um trabalho repetitivo e eliminar a necessidade de uma pessoa fazer estas tarefas é chamado de bot. A sigla é um diminutivo de robot, ou robô em inglês.


Esse processo de automação é muito importante para a maioria das empresas da atualidade, uma vez que ela libera os profissionais para darem atenção a tarefas mais complexas, além de reduzir o tempo com o qual esse tipo de interação é realizada.


O chatbot então é um bot que lida diretamente com a comunicação. Ele trabalha com as conversas (chat) com os consumidores, fazendo um primeiro atendimento e muitas vezes solucionando dúvidas simples, eliminando a necessidade de um atendente para vender, por exemplo, copo de papel personalizado.


Essa tecnologia também tem um potencial de integração grande, podendo ser aplicada nos diversos canais de comunicação que a companhia pode oferecer. Esse tipo de ação permite uma padronização de atendimento, que acaba sendo vista com bons olhos no mercado.


O chatbot é uma ferramenta tecnológica, e como tal, não possui nenhum tipo de restrição de atendimento, como necessidade de pausas e descansos. Isso significa que você consegue um primeiro atendimento constante, todos os dias da semana, vinte e quatro horas por dia.


Além disso, essa tecnologia se adapta a seus canais de comunicação, não sendo necessário que o consumidor baixe algum tipo de arquivo ou aplicativo para conseguir seu atendimento junto à inteligência artificial.


Com o simples ato de enviar uma mensagem para um canal de comunicação da empresa de balões personalizados, você ativa o chatbot e inicia um atendimento automático, que pode resolver uma série de questões sem nenhum tipo de problema.


Embora em seus primeiros estágios o atendimento fosse um pouco mais travado e fosse possível identificar claramente que se tratava de uma máquina respondendo, hoje existe uma aceitação muito grande no uso dos chatbots.


As ferramentas aprenderam a se comunicar de forma mais efetiva, tornando esse diálogo mais fluido e com uma estrutura adequada para resolver as questões levantadas pelo cliente, oferecendo um atendimento de qualidade.


Além disso, com o elemento de machine learning, os chatbots são capazes até mesmo de otimizar a forma como estão atendendo os consumidores, identificando suas próprias falhas e buscando resultados em bancos de dados, tornando o atendimento eletrônico mais completo.


Por que usar chatbots?

Agora que você conhece um pouco mais da tecnologia, é hora de identificar os principais elementos que tornam os chatbots tão importantes para a maioria das empresas de, por exemplo, aluguel de gerador para festas, e como utilizá-los com mais qualidade.


Vale lembrar, entretanto, que cada empresa é única no mercado, e nem sempre os resultados que você busca são iguais aos de outras empresas que utilizam a ferramenta, ainda que todos estejam em um mesmo perfil de atuação.


Por isso, adaptar estes elementos a sua realidade é muito importante para que você consiga usar os chatbots de forma precisa, otimizando suas atividades e garantindo resultados cada vez mais satisfatórios.


Flexibilidade

Uma das principais vantagens dos chatbots é o potencial de versatilidade que eles oferecem. É possível aplicá-los nos mais variados setores de sua companhia, auxiliando em diversas etapas da comunicação como:

  • Atendimento ao consumidor;

  • SAC;

  • Vendas;

  • Atendimento interno.

Todos os setores da companhia acabam sendo beneficiados com esse tipo de processo, uma vez que ele possibilita uma comunicação mais direta e assertiva.

Inclusive, ao saber utilizar os atalhos e ferramentas do chatbot, é muito mais fácil se comunicar com a empresa de assessoria contábil, por exemplo.


Essa flexibilidade permite que você use a mesma base do sistema para fazer estas alterações, reduzindo ainda os custos com a instalação e programação dos chatbots, o que é um item a se ter em mente quando estiver trabalhando com estas situações.


Automatização de processos

Muitos consumidores têm dúvidas similares com relação a produtos ou serviços, e destacar uma equipe de atendimento para ficar respondendo essas pequenas dúvidas pode acabar tendo um custo elevado.


Com o chatbot, você pode programar uma série de respostas para as perguntas mais comuns do mercado, otimizando esse processo e permitindo que seus clientes tenham a resposta correta em alguns instantes, independentemente do horário.


Em muitos casos, esse tipo de ação resolve o problema do consumidor, que não tem, então, a necessidade de entrar em contato com um profissional da equipe de atendimento de seu curso de aeromoça online, e acaba deixando a linha livre para situações mais complexas.


Com o tempo, você pode aplicar conceitos de aprendizado para as máquinas, e no caso de elas não conseguirem responder algum consumidor, a pergunta ficará armazenada em seu banco de dados, permitindo que ela “aprenda” a resposta de forma similar a um ser humano.


Com esse tipo de interação, você consegue trabalhar com mais efetividade e aumenta cada vez mais o potencial de automação de seus processos de comunicação com o público, otimizando estas ações e permitindo um diálogo mais efetivo a longo prazo.


Os consumidores que se sentem satisfeitos pelo chatbot acabam tendo uma experiência mais satisfatória com sua companhia, o que a longo prazo se torna importante para que eles consigam uma boa relação com a marca.


Captação de leads

Um dos motivos mais importantes para a utilização de chatbots é que, enquanto eles trabalham com o atendimento ao consumidor, também estão coletando informações de contato relevantes dessas pessoas.


Isso ajuda a entender melhor o público que está consumindo seus produtos ou serviços, auxiliando na estrutura de geração de leads. Um lead é uma pessoa que tem interesse em negociar com a empresa de armazenamento, mas ainda precisa de mais informações antes de tomar uma decisão.


Com a captação correta de leads, você tem uma compreensão muito melhor do público-alvo de sua empresa, o grupo de pessoas que têm gostos e interesses em comum, com uma propensão maior de fazer negócios com você.


Esse tipo de estratégia é muito importante para gerar novas oportunidades de negócios e garantir um funcionamento correto de suas atividades, conquistando um potencial muito maior de comunicação com o consumidor.


Melhoria no processo de vendas

O consumidor que entende o potencial do chatbot se torna muito mais propenso a fechar negócios com sua empresa, compreendendo a importância que você dá para o atendimento inicial com ele.


Isso porque independentemente da hora que o consumidor entrar em contato, ele não ficará sem respostas. Ainda que isso não resolva o problema dele, o chatbot permite uma interação inicial que tranquiliza o cliente, permitindo que ele aguarde o contato com o atendimento pessoal.


Muitas pessoas consideram a aplicação efetiva de chatbots como uma maneira de valorizar a atenção que o usuário está oferecendo para a empresa, garantindo uma estrutura mais próxima de comunicação e aumentando suas chances de venda como um todo.


A simplicidade e objetividade dos chatbots também são muito relevantes na atualidade, quando é necessário entender o quão precisos os consumidores tentam ser na hora de fechar uma negociação.


Considerações finais

Independentemente do modelo de chatbot que você escolher utilizar, ele será de grande valia para o atendimento de sua empresa, possibilitando uma interação muito mais funcional com seus consumidores em busca de soluções.


Os processos de atendimento estão cada vez mais se tornando rápidos e práticos, e entender estas questões é fundamental para que você consiga se tornar uma referência dentro de seu segmento de atuação.


Aliado ao atendimento humano, os chatbots são o caminho certo para tornar sua companhia uma liderança no mercado, ampliando suas possibilidades de comunicação e atendimento ao consumidor.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

12 visualizações

Comments


bottom of page