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Saiba usar o Inbound marketing para sua marca

Atualizado: 12 de fev. de 2020

O marketing digital trouxe muitas facilidades para as marcas, entre elas o inbound marketing. Com o intuito de atrair os consumidores e encantá-los de maneira orgânica, o inbound é uma das estratégias mais eficientes atualmente.


Os consumidores estão cada vez mais exigentes, e isso é natural, visto que a internet proporciona a eles muito mais opções de escolha na hora de comprar.

Além de ter mais opções, o consumidor também tem mais informação e preza por empresas que investem em oferecer conteúdos de qualidade.


Isso porque esses conteúdos trazem mais segurança e mostram que uma empresa realmente sabe do que está falando e tem autoridade sobre os produtos ou serviços que comercializa.

A ideia de apenas convencer as pessoas a comprarem sem haver uma troca é ultrapassada e não se aplica nos dias atuais.


É necessário estabelecer um relacionamento sadio e durável para não apenas vender, como encantar e fidelizar o cliente. E é muito fácil conseguir isso, se a marca souber usar o Inbound Marketing.


Neste artigo, vamos falar um pouco sobre o que é Inbound Marketing, a importância dele para as organizações e as principais estratégias para aplicá-lo.



O que é Inbound Marketing


Antigamente, era muito natural que o marketing e a publicidade fossem focados apenas em vender, chegando a manter uma rotina de interrupção.


Em outras palavras, as marcas queriam apenas vender, interrompendo os consumidores diariamente para mostrar seus produtos e serviços.


Atualmente, com evolução da tecnologia e com o surgimento da internet, isso mudou. Aliás, mudou porque o consumidor mudou e isso obrigou as empresas a criarem novas estratégias para vender.


O marketing digital foi criado e tem como principal característica trabalhar os esforços de marketing direcionados a um público-alvo específico.


Ou seja, não se faz materiais para qualquer pessoa, mas, sim, para aquelas que realmente têm interesse. O marketing digital é ligado às necessidades dos consumidores.

Dentro dele existe o Inbound Marketing, uma das estratégias mais importantes e adotada por milhares de empresas. Ele se baseia na criação e também compartilhamento de conteúdo voltado a um público-alvo adequado.


Isso acontece para conquistar a permissão de se comunicar com esse público, surgindo a partir disso um relacionamento duradouro.


Ao contrário de interromper, como antigamente, o Inbound atrai a atenção das pessoas.

Isso faz com que o público se torne mais confiante e permita a aproximação da marca, estabelecendo um relacionamento que pode resultar em uma venda.


Por esse mesmo motivo, o inbound marketing é conhecido como marketing de atração.

Uma empresa de retífica de motor a diesel que investe em inbound marketing, faz uso de uma estratégia na qual os clientes vão até ela porque foram atraídos por sua mensagem.


Além de conseguir efetuar as vendas, o inbound fideliza muitos clientes, fazendo com que voltem a comprar com determinada empresa, se tornando um verdadeiro defensor da marca.

Essa estratégia consegue esse resultado porque tem como principais características:


  • Comunicação aberta;

  • Foco em pessoas interessadas;

  • Relacionamento duradouro;

  • Mais engajamento.

  • Tais características tornam essa estratégia muito importante e indispensável para as marcas que desejam crescer no mercado.


A importância do inbound marketing


Produzir conteúdo relevante traz resultados impressionantes para qualquer empresa, desde uma pastelaria até empresas que oferecem solda em aço carbono.


E o inbound marketing se torna ainda mais importante porque traz benefícios como:


  • Alcance do público ideal;

  • Relacionamento mais próximo com o cliente;

  • Maior poder de persuasão;

  • Ciclo de vendas mais curto;

  • Menos custos;

  • Aumento do ticket médio;

  • Mensuração em tempo real.


O inbound marketing entra em contato sempre com o público certo, mas em maior quantidade. Por ser direcionado a pessoas que realmente têm o perfil da empresa, é natural que os conteúdos alcancem um número maior de pessoas.


Por atrair a atenção do consumidor, esse marketing estabelece um relacionamento com ele. Ao estabelecer esse relacionamento, o público se torna mais receptivo e disposto a ouvir.

Durante todos os processos do inbound marketing, a pessoa recebe conteúdos que têm tudo a ver com o que ela precisa. Isso, com o passar do tempo, a convence a continuar lendo sobre o assunto.


Esse relacionamento de troca de informações construído vai valer a pena.


Outra vantagem é que, por exemplo, se uma empresa de automação de geradores de energia investe em inbound, o ciclo de vendas é reduzido praticamente pela metade.


Quanto mais longo, mais recursos são dispensados pela marca para influenciar positivamente na decisão de compra.

O inbound é uma das estratégias que oferecem melhor custo-benefício. Além disso, ela não oferece o risco às empresas relacionado à perda de qualidade e nem queda nos resultados.

Mensurar os resultados trazidos pelo inbound marketing é muito mais fácil do que com outras estratégias.


Aliás, para que as estratégias dêem certo, é importantíssimo mensurar os resultados, pois o marketing digital tem suas estratégias baseadas em dados.


Os clientes que são nutridos e bem informados durante toda a jornada de compra tendem a comprar mais porque se sentem mais confiantes.

Por isso, a qualidade do conteúdo é importante porque quando a pessoa não é bem informada referente ao produto ou serviço oferecido, ela tende a gastar menos.


Todos esses benefícios são possíveis porque o inbound marketing é realizado em 4 processos, sendo eles:


1- Atrair

A primeira etapa consiste em aumentar o tráfego do site atraindo usuários para dentro dele por meio de conteúdo relevante.


2- Converter

O segundo processo consiste em converter esses visitantes do site em lead. Ou seja, cliente em potencial que pode gerar venda.


3- Vender

Por meio de uma análise e depois de nutrir os leads, é o momento de identificar quais estão prontos para a venda.


4- Encantar

A fidelização é um dos processos mais importantes para uma marca. Após a venda, uma empresa, como uma que ofereça sistema de execução de manufatura, ao trabalhar com o inbound marketing se concentrará também no pós-venda.


É por meio do pós-venda que um relacionamento mais duradouro surge entre a empresa e o cliente, fidelizando-o e transformando-o em verdadeiro fã da marca.

Para conquistar tudo isso, é importante saber aplicar e conhecer as principais estratégias em inbound marketing.


Dicas de estratégias em inbound marketing

Se o inbound passa por 4 processos, em cada um deles são usadas estratégias diferentes. Para atrair, uma das principais estratégias utilizada é o marketing de conteúdo.


Um exemplo de seu uso é uma empresa fabricante de centro de usinagem vertical que queira atrair pessoas com perfil de consumidor ideal para seu site.


Para fazer isso, essa empresa investirá na criação de conteúdos relevantes, informativos e de valor que encantem e convertam esses possíveis clientes.


Para veicular esse conteúdo, são usados blogs, sites, redes sociais dentre outras mídias, aplicando outra estratégia poderosa conhecida como SEO.


No processo de conversão, uma empresa de proteção de isopor para embalagem precisa trabalhar as landing pages onde acontecem as conversões.


É necessário fazer uso de formulários para levar o usuário a realizar uma ação e se tornar um lead.


Essa empresa também pode usar um CTA ou call to action para que o visitante aceite algum convite da empresa.


Esses CTAs podem ser “increva-se para receber nossa newsletter” dentre milhares de outras possibilidades.


No processo de venda, algumas das principais estratégias usadas são e-mail marketing, mantendo-os interessados nos conteúdos.


A automação de marketing com ferramentas capazes de conduzir os leads no funil de vendas em até grandes quantidades. Além de estratégias em nutrição de leads.

Por fim, no processo de encantamento, uma empresa de lubrificante para cabo de aço pode acompanhar o sucesso do cliente e sua satisfação após a compra do produto.


O envio de newsletter e e-mail marketing com novidades sobre produtos e serviços que estejam de acordo com o perfil e as necessidades do cliente também é importante para manter o relacionamento ativo.


Os conteúdos enviados para manter esse relacionamento não podem ser os mesmos que a empresa manda para usuários que ainda não são clientes.


Por exemplo, uma fabricante de reator de vidro para laboratório enviará e-mail e informações para um cliente mantendo aquele vínculo já criado anteriormente e não um material que tenta criar esse vínculo, enviado para os leads recentes.


O marketing digital, mais especificamente o inbound marketing é um conjunto de estratégias inteligente, que quando bem aplicado traz resultados surpreendentes.

Entender um pouco mais seu conceito e sua execução é o primeiro passo para começar a aplicá-lo.


Tocar nas necessidades dos consumidores e no que realmente é do interesse deles é a chave do sucesso para se destacar entre a concorrência e conquistar clientes.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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