Cada vez mais os empreendedores e donos de negócio passam a trabalhar com as redes sociais. Isso porque elas se tornaram importantes e ricas fontes de oportunidades para os vendedores.
Com o avanço do mundo digital e da tecnologia, as pessoas deixaram de ver as redes sociais apenas para produção de conteúdo pessoal, sem valor monetário envolvido, uma vez que foi vista uma oportunidade de alcançar grande quantidade de consumidores.
Com isso em foco, as marcas perceberam que os consumidores passam uma quantidade considerável de tempo utilizando as plataformas digitais e decidiram investir em adicionar seu negócio a esse mundo.
Dessa forma, uma empresa consegue disseminar seu produto ou serviço para todos, em qualquer lugar, de um jeito mais simples e que aproxima o relacionamento entre eles, garantindo melhores resultados.
Ou seja, com o progresso do acesso à internet, as mídias sociais se tornaram ambiente para trabalho, divulgação de serviço e produto das marcas e empreendedores.
De acordo com pesquisas realizadas, foi analisado que a cada segundo, as redes sociais recebem 14 novos usuários. Além disso, sabe-se que a cada 10 pessoas, 6 estão conectadas à internet.
Outra informação de destaque é que a cada ano o número de usuários nessas plataformas aumenta drasticamente, como no ano de 2020 que teve um aumento de mais de 12%, sendo o maior valor desde 2011.
No momento, as plataformas que estão sendo mais utilizadas são Youtube, Whatsapp, Facebook, Instagram, Facebook Messenger, Twitter, TikTok, Pinterest, LinkedIn e Telegram. Essas informações correspondem ao Brasil em 2020.
Como trabalhá-las de forma assertiva?
Existem algumas dicas para serem levadas em consideração quando se utiliza as redes sociais como opção de trabalho. Pensando nisso, listamos algumas das mais importantes, sendo elas:
Atenção na qualidade das imagens;
Seguir uma linguagem de acordo com cada plataforma;
Ter conhecimento sobre a funcionalidade delas;
Atenção na qualidade dos vídeos;
Ter conhecimento do público-alvo e do mercado;
Ter noções sobre gerenciamento do cronograma de divulgação;
Definir o conteúdo;
Definir como o conteúdo será abordado.
Contudo, um ponto muito importante a ser lembrado é a última dica. Postar um conteúdo de valor e de qualidade é essencial para que os usuários possam sentir vontade e necessidade de seguir a página.
Dessa forma, é preciso prestar atenção ao comportamento dos clientes e em como ele pode mudar rapidamente, assim como aconteceu nos últimos tempos.
Uma amostra disso é que o cliente passou a pesquisar mais sobre preços, qualidade e locais antes de adquirir um produto, o que antes não acontecia. Isso porque a internet trouxe facilidade de comparação, ajudando-os.
Além disso, ele passou a consumir muito mais por lojas online, uma vez que é mais prático para ele, pois não precisa se deslocar até o estabelecimento e consegue fechar a compra de qualquer lugar.
Portanto, para haver um completo entendimento de como usufruir dessas dicas, elas serão analisadas de maneira mais detalhada separadamente.
Defina um público-alvo
Se a empresa sabe quem deseja atingir com suas publicações, o trabalho em geral fica mais fácil, desde a divulgação da página até a linguagem que será utilizada.
Por exemplo, para uma empresa de consultoria ambiental, seu público-alvo são outras empresas. Assim, ela consegue direcionar o seu marketing para essas organizações em específico.
Ter isso em mente permite que ela consiga escolher um canal de divulgação que terá o seu tipo de cliente presente, o que de fato aumentará as vendas e o alcance da marca.
Desse jeito, é possível criar um relacionamento com o consumidor, pois a empresa conhece seus gostos, suas necessidades e, consequentemente, como afetá-lo para que compre seus produtos.
Criando essa conexão, é possível aumentar a taxa de recomendação do trabalho, atingindo um público mais amplo e garantindo a fidelização daqueles que já existem. Isso pode melhorar consideravelmente a imagem da empresa frente ao mercado.
Conheça o canal
Cada plataforma de divulgação tem uma linguagem e um público específico. Logo, é essencial que seja realizada uma análise de cada uma das opções e uma análise dos objetivos da empresa ao adotar a rede social.
Por exemplo, uma empresa de monitoramento de alarme que tem o público voltado para adultos não criará um perfil na rede social que tem mais crianças, pois as vendas não serão realizadas e os investimentos serão desnecessários.
Dessa forma, é possível ter um trabalho mais focado e efetivo, uma vez que o que for postado estará no lugar em que o público pode consumir, bem como trará resultados para a empresa.
Além disso, é muito importante adaptar as postagens para cada canal, se for escolhido mais de um. Isso porque cada tipo de postagem se encaixa melhor em certas redes, como vídeos para o Youtube, descontração para o Facebook e vídeos curtos para o Instagram.
Pense no conteúdo
A parte mais importante de estar nas redes sociais é postar um conteúdo que seja de qualidade e que garanta que o usuário criará interesse pela página. Portanto, ele deve ser relevante e de qualidade.
Uma dica para esse tópico é usufruir de conteúdos rápidos e que ensinem algo a quem está assistindo. Dessa forma, há maior chance de interesse e garante que ele se lembrará da marca depois, quando utilizar o que foi aprendido.
Por exemplo, uma loja que vende camisetas bordadas pode fazer vídeos de moda, de como combinar peças com o produto delas, realizando uma publicidade e um conteúdo relevante.
Tenha um bom atendimento
Por estar nas redes sociais, ambiente cheio de publicidade e diferentes marcas, é garantido ao cliente que a empresa estará a disposição a qualquer momento do dia. Então garantir que o atendimento é bom e que se preocupa com as necessidades do cliente é vital.
Se o usuário faz perguntas e a empresa responde rápido, é criado um sentimento nele de que ele é importante para a marca, melhorando o relacionamento.
Por exemplo, se uma empresa de equipamentos para cervejaria está nas redes sociais e realiza um atendimento rápido, ela garante a satisfação do cliente e não permite que ele mude de marca, tendo como imagem algo ruim sobre o atendimento dela.
Tenha frequência
É preciso fazer as pessoas sempre lembrarem da marca. Portanto, postar com frequência é uma ótima estratégia. Além disso, como vários conteúdos serão postados por vários dias, aumenta as chances de resultados favoráveis e postagens virais.
Esse ponto é tão importante, uma vez que, se não for postado constantemente, o cliente entrará na página e encontrará um conteúdo parado e abandonado, prejudicando a imagem que a empresa passa.
Por exemplo, se uma página de fornecedores de produtos para pet shop para de postar em sua rede social, quando a loja se interessar por ela, não terá retorno e procurará outros.
Utilize a mídia paga
Uma opção para alcançar mais pessoas ou garantir que algumas publicações farão sucesso é utilizar a mídia paga, que é uma ferramenta das redes sociais que auxilia uma postagem a fazer sucesso em troca de um valor monetário.
Ela é eficiente, pois os preços não são altos e ela garante que um conteúdo traga benefícios para a empresa, seja ganhando seguidores ou curtidas ou o que for, dependendo do objetivo decidido por ela.
Acompanhe os resultados
Utilizar as redes sociais permite que a marca acompanhe todos os resultados de suas publicidades e publicações, assim como um controle de suas vendas.
Portanto, é muito importante usufruir dessa ferramenta, para conseguir adaptar as estratégias utilizadas e melhorar os pontos que não estão trazendo resultados de fato para a empresa.
Um exemplo: se uma empresa que vende peças para motores elétricos posta conteúdo de qualidade e entende que seus resultados não estão bons, ela consegue mudar pontos que não estão atraindo público, como a publicidade.
Veja como conseguir qualidade para o conteúdo
Postar um conteúdo que seja de qualidade, visualmente ajuda a desenvolver uma empresa nas redes sociais, pois gera mais interesse e desejo nos usuários em acompanhar o que será publicado.
Para isso, existem aplicativos de edição de vídeo que podem ajudar a criar um curta mais dinâmico e que capte rapidamente a atenção do consumidor para ele ver até o fim. Portanto alguns desses editores serão destacados:
Inshot;
VideoShow;
Próprio TikTok;
CapCut;
Viva Video;
Adobe Premiere Rush;
Video Cutter;
Slopro.
Porém, se uma empresa é voltada para conteúdos não relacionados com vídeos, como um serviço de fretado para empresas, ela deve investir em postagens estáticas, como fotos. Elas também precisam dessa ajuda. Alguns aplicativos gratuitos de edição de fotos são:
VSCO;
Lightroom;
Próprio Instagram;
Adobe Photoshop Express;
Snapseed;
Adobe Photoshop Fix;
Foodie;
Cupslice Photo Editor.
Portanto, entregar um conteúdo que desperte o interesse no usuário pode ser complexo, mas existem diversas ferramentas que permitem que o trabalho feito tenha qualidade para atrair a atenção deles.
Conclusão
Passar a trabalhar com as redes sociais pode ser um novo caminho e com algumas dificuldades, mas é um meio muito importante para o desenvolvimento do negócio, uma vez que os consumidores mudam a cada dia seus padrões de consumo.
Além disso, é vital se manter informado e atualizado das tendências e desejos dos consumidores, para poder levar mais e mais conteúdos de valor e destaque, permitindo que a utilização das redes sociais beneficie totalmente o gestor do negócio.
Lembrando que, assim como as empresas devem receber uma consultoria contábil com certa frequência, receber ajuda de outras empresas parceiras para utilizar a nova ferramenta também é essencial em certos momentos.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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