O SEO local é, atualmente, uma das melhores maneiras para fazer com que um negócio consiga um destaque maior em uma determinada localidade. Naturalmente, aplicando o SEO local, a sua empresa pode se tornar uma referência na região e atrair novos clientes.
O mais vantajoso nessa estratégia, é que um negócio local consegue ter um número de novos clientes sem investir dinheiro em mídia.
Ou seja, é possível aplicar o SEO local até mesmo em uma fábrica de lonas que pode ser um desejo onde algumas pessoas, na região, podem estar procurando para resolver algum tipo de problema.
Caso você tenha um negócio local, é possível imaginar o número de pessoas que já procurou pelos seus serviços na internet? E além disso, quantas pessoas já tentaram entrar em contato, visitar a sua página e, quem sabe, virar um cliente?
Se o seu desejo é saber essas informações, a melhor forma de ficar por dentro desses dados estratégicos é aplicando o SEO local.
No marketing digital, ter uma estratégia de otimização nos buscadores acaba sendo essencial para facilitar a busca por sua empresa. Atualmente, é possível observar que o Google está se tornando um assistente para qualquer assunto.
Dessa forma, podemos imaginar como pode ser útil a estratégia do SEO local quando pensamos em uma instituição de curso de brigada de incêndio, por exemplo, que pode ser o que muitas pessoas estão procurando em uma determinada região.
Essa funcionalidade está evoluindo cada vez mais, possibilitando até mesmo que os usuários consigam ver o cardápio do restaurante da esquina ou o endereço da loja que você deseja visitar mais tarde.
São esses tipos de busca que fazem com que o SEO local se torne ainda mais necessário, afinal, ela dará um destaque maior ao seu negócio diante da concorrência.
Com essa estratégia, você acaba construindo um público que possui interesse nos seus serviços de forma orgânica.
Pensando por esse lado, ter uma base de clientes que foi conquistada naturalmente, acaba sendo extremamente vantajoso para uma companhia que trabalha com abertura de empresa mei, por exemplo, visto que a tendência é que o lucro aumente.
Considerando que a sua empresa conquistou um espaço de forma natural na internet, naturalmente a sua empresa estará como favorita para o seu público-alvo.
Estando em uma posição melhor na internet, consequentemente seu negócio ganhará mais visibilidade e terá mais chances de ganhar clientes. Diante desse contexto, mostraremos quais as melhores maneiras de trabalhar o SEO local da sua empresa.
Primeiramente: o que é SEO local?
Resumidamente, o SEO local é um conjunto de estratégias que visa melhorar a visibilidade do seu negócio em uma determinada localidade.
Dessa maneira, podemos imaginar que o SEO local consegue ser útil para grande parte das empresas que possuem um estabelecimento físico, isto é, pode ser até mesmo uma loja que tem como produto principal um balcão para açougue e outros tipos de ofertas.
Como já é de se imaginar, essa estratégia é aplicada de forma virtual, onde os buscadores estão otimizados para que a sua empresa apareça nas primeiras posições.
É importante pontuar que o SEO local não se limita apenas no site da sua empresa. Na prática, ele acaba sendo aplicado também na sua página do Google Meu Negócio.
O SEO local é pensado para pesquisas que contêm um componente geográfico, e por sua vez, é essa característica que o diferencia do SEO geral.
Quando o usuário realiza uma busca no navegador procurando por algo perto dele, automaticamente acaba acionando o algoritmo de busca local e modifica a forma que o Google mostra os resultados para a pessoa.
Esse tipo de busca acaba ganhando um olhar especial para o buscador, visto que o objetivo principal do Google é fazer com que o usuário tenha uma ótima experiência na sua busca por informações.
Nesse objetivo, o Google concentra todos os seus esforços para oferecer os melhores resultados da forma mais rápida, e isso é visto quando realizamos pesquisa através desse buscador.
Afinal, se colocarmos algo parecido como “consultoria ambiental” na barra de pesquisa, certamente, receberemos as melhores empresas que atuam neste segmento.
Na prática, o Google entende que quando uma pessoa procura por uma escola ou restaurante, por exemplo, a melhor sugestão de informação são as que estão mais próximas do usuário.
Nesse cenário, podemos compreender como a localização do usuário é um fator determinante para filtrar e classificar os resultados.
Conforme forem as classificações que o buscador gerar através da localização, o usuário terá um acesso mais fácil e rápido sobre o que ele procura, afinal, o resultado estará nas primeiras posições.
Dependendo da pesquisa que o usuário fizer, por mais que seja bem específica, como buscar por um distribuidor de avental descartável, por exemplo, o Google ainda será capaz de te indicar a opção mais próxima a você.
O smartphone, por sua vez, está se tornando o dispositivo mais usado pelas pessoas para realizar buscas na internet, portanto, o componente geográfico se tornou mais importante para o Google.
Pelo fato de ser um dispositivo mobile, os smartphones acompanham as movimentações dos usuários, por isso, os buscadores precisam ter uma tecnologia mais sofisticada para dar à pessoa, a melhor resposta possível e em tempo real.
Esse tipo de pesquisa pode ser extremamente útil em viagens, por exemplo, onde uma pessoa pode pesquisar por restaurantes locais em uma região que ele está pisando pela primeira vez.
A praticidade está cada vez maior graças à tecnologia, já que não é necessário nem colocar o local que você se encontra, isso porque o Google já sabe onde você está exatamente.
Conheça as vantagens do SEO local
O Google continua no mesmo caminho de procurar ajudar as pessoas cada vez mais, principalmente quando a questão é explorar as cidades.
Felizmente, com a ajuda da internet e com a evolução do Google, atualmente conseguimos buscar por negócios específicos, como procurar por uma empresa de serviços gerais, por exemplo.
Por mais que estejamos em uma era digital, as pessoas ainda estão dispostas em conhecer restaurantes quando viajam ou vão ao cinema onde moram.
Geralmente quando as pessoas fazem pesquisas como essa, elas buscam resultados de imediato, afinal, pode se tratar de um programa especial entre amigos ou família.
Visto que o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, aplicar o SEO local acaba dando uma visibilidade maior no seu negócio. Com o destaque ganho através das estratégias de SEO local, o seu negócio naturalmente terá uma margem de lucro maior.
Contudo, é importante pontuar que o SEO local não será vantajoso para empresas que trabalham com e-commerce, afinal, ela não terá um estabelecimento físico para atender.
Por outro lado, essa estratégia acaba se tornando fundamental para empresas que possuem um estabelecimento para receber o seu público fisicamente. Em outras palavras, estamos falando de:
Bares;
Restaurantes;
Teatros;
Cinemas;
Lojas.
Resumidamente, trata-se de estabelecimentos que tem como um dos objetivos, ter um fluxo diário de clientes.
Como aplicar o SEO local?
Para facilitar o processo de aplicação dessa estratégia, o SEO local segue a lógica de qualquer pesquisa no Google.
Contudo, é importante dizer que o caminho para aplicar essa ferramenta é como um laudo de máquinas e equipamentos, ou seja, é preciso respeitar algumas etapas que serão citadas no decorrer do artigo.
É necessário otimizar o site da sua empresa para os mesmos fatores que o Google utiliza em qualquer rankeamento, porém, existem algumas diferenças que precisam ser conhecidas.
Inicialmente, devemos citar o Google Meu Negócio, que por sua vez, é um diferencial nos resultados das buscas locais, isso porque o buscador extrai dessa ferramenta as principais informações sobre a sua empresa.
Outra parte que é importante citar, é sobre esquecer um pouco dos esforços em aumentar o tráfego no site, e focar na busca de resultados.
É comum que algumas empresas estejam focadas somente no SEO tradicional, esquecendo um pouco que além do tráfego orgânico, existe também a necessidade de buscar resultados mais diretos.
Contudo, isso não significa que aumentar o tráfego dentro um site não seja importante, isso porque o ideal é que ambas devam andar lado a lado.
Por fim, é inevitável não falar sobre a necessidade de conhecer as palavras-chave que são usadas frequentemente no segmento do seu negócio, e além disso, é importante promover uma interação com o seu público.
Conforme o seu público for fazer comentários sobre os seus serviços ou produtos, o mais importante a ser feito é responder, independentemente se for um comentário negativo ou positivo.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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