A psicologia das cores é um dos estudos mais importantes quando o assunto é marketing, afinal, quando algo não combina, costumamos nos afastar. E isso acontece justamente pela forma como recebemos cada tipo de ambiente e produtos que consumimos.
Azul, vermelho e amarelo, saber onde colocar cada uma dessas cores pode ser o diferencial de um negócio de sucesso e é impressionante como os estudos nessa área se desenvolvem cada vez mais com o passar dos anos.
As pessoas realmente se importam com as cores, afinal são elas quem dão vida aos sentimentos. Tamanho fato essa informação é que ambientes podem passar a mensagem errada simplesmente por estarem pintados de cores “erradas”.
Dentro de uma loja virtual, o site é a vitrine principal, ou seja, o consumidor não irá conhecer o dono do estabelecimento. Provavelmente viu algum tipo de anúncio em uma rede social e buscou o produto.
O site precisa passar confiança e chamar a atenção em tudo que pode oferecer a esse possível cliente, mas antes de ver se tudo o que o site oferece é responsivo, a primeira impressão é justamente a informação visual que ele estará recebendo.
Sites que não oferecem uma boa paleta de cores para seus clientes acabam afastando muitos possíveis compradores e consequentemente diminuindo seu número de vendas ao longo do tempo.
Existem casos de sites que até passam medo para o consumidor, que imediatamente os fecha justamente pela maneira como é apresentado a combinação das cores. E esse é o típico problema que nem o suporte de informática para empresas resolve.
Não é à toa que designers no mundo todo estudam diferentes padrões de pessoas e empresas para desenvolver sites que ofereçam o melhor para elas. Para exemplificar, basta lembrar de uma pessoa que não parecia muito atraente para os seus olhos.
Em seguida, essa mesma pessoa coloca uma roupa diferente e corta os cabelos. As cores combinam com ela e a impressão anterior é totalmente alterada. O potencial que uma cor pode levar para um indivíduo é impressionante e o mesmo ocorre com empresas.
O consumidor precisa estar satisfeito em consumir o produto, precisa se sentir interessado e saber que os canais de compra o acolhem para aquela necessidade que você está tentando resolver.
Cada cor passa um tipo de sentimento e falaremos um pouco de cada uma ao longo do artigo, mas de imediato precisamos compreender que uma empresa de consultoria em gestão financeira não usa as mesmas cores de uma loja de eventos.
A empresa de consultoria que justamente oferece para seus clientes uma segurança de que o dinheiro delas será bem utilizado, além disso o cliente precisa sentir que está fazendo um investimento para o futuro.
É totalmente diferente de uma empresa de eventos que deve oferecer todos os tipos de pacotes com os mais variados serviços para que seus consumidores tenham uma melhor experiência de suas vidas, seja lá o que forem comemorar.
Por ser apenas uma vez, a empresa quer que o consumidor gaste o máximo possível. Isso seria a melhor forma. Toda essa informação é transmitida pelas cores que o promotor de eventos utiliza ou o consultor financeiro.
Seja por meios de equipamentos de proteção individual ou o site que cada empresa disponibilizará para visita e consulta, tudo é extremamente relevante. Tudo isso em algumas cores como:
Vermelho;
Azul;
Laranja;
Verde;
Rosa.
Vejamos agora um pouco de como cada cor age em nossas mentes, desse modo saberemos ao certo como utilizar cada uma delas a depender do projeto que estaremos criando.
Tudo irá depender do tipo do seu segmento, a cultura que a sua empresa tenta passar e quem é o consumidor que você quer conquistar. Estar atento a todos esses pontos é de extrema relevância para a construção de uma boa paleta de cores para o seu e-commerce.
A paixão do vermelho
O vermelho é uma cor extremamente forte e intensa. Psicologicamente falando, o vermelho consegue transpassar uma espécie de tensão muscular na mente do consumidor e consequentemente a pressão arterial é aumentada.
Essa cor é responsável por transmitir paixão, mas a depender do caso pode também causar fúria, fome e violência. Tudo isso com uma forte intensidade que somente essa cor consegue oferecer.
Utilizar o vermelho de forma correta é como alugar galpão na mente do cliente, e é por isso que os fast foods usam muito essa cor em suas campanhas de marketing. O objetivo é estimular sensações em seus consumidores, dentre elas a fome.
Se o seu e-commerce busca gerar satisfação e status para o seu consumidor, possivelmente você terá de adotar algo mais avermelhado em sua paleta de cores.
A esperança do verde
Trazer à memória aquilo que nos traz esperança, esta pode ser a maior expressão possível para o verde, uma cor que transmite cura, perseverança e a natureza. Dentro do e-commerce, a cor verde é capaz de motivar o consumidor a continuar com a compra.
O verde transmite a positividade e a sensação de viver em equilíbrio. Tanto que é difícil vermos, por exemplo, uma empresa de produtos veganos na cor verde, mas amarelo ou azul, falaremos delas daqui a pouco.
O verde é muito utilizado na finalização de compras e também em negócios ligados a saúde e ao meio ambiente. Produtos naturais e tratamentos paliativos também são vendidos com uma junção de verde e vermelho. Considere utilizar em campanhas ou no seu site.
A contemplação do azul
O azul é a cor ascendente, ou seja, que sobe aos céus para ser contemplada por todos. É por isso que todos os jornais usam muito o azul em suas redações e apresentações. A informação precisa ser passada com credibilidade.
O azul transpassa simplicidade, clareza e eficiência, por isso muitas empresas de finanças usam o azul como forma de oferecer soluções eficientes. O consumidor aprova e assume riscos em ocasiões que passam simplicidade a ele.
Considere utilizar caso você precise do dinheiro do consumidor por mais tempo ou tenha um e-commerce onde a credibilidade do serviço é extremamente importante para fechar o negócio como uma empresa de consultoria em tecnologia da informação.
A alegria do amarelo
Felicidade, alegria e relaxamento, o amarelo é capaz de transmitir tudo isso e mais um pouco. Durante alguns anos, ficou famosa no Brasil atrelada a um camaro, graças a uma música de sucesso, mas justamente porque a cor também gera luz e vida.
O amarelo também possibilita a criatividade, por isso é bem utilizada em lojas de roupas onde os consumidores precisam escolher o que vão comprar e podem levar sempre mais um pouco.
O amarelo está ligado a parte criativa do nosso cérebro e sugere normalmente uma solução para algo que precisamos resolver. Note que, assim como o vermelho, é bem utilizado para chamar a atenção das pessoas.
Por isso, assim como um serviço de entrega de encomendas, precisa tomar cuidado com a maneira como irá utilizá-lo.
A energia do laranja
O laranja chama as pessoas para a ação. Em lojas virtuais, a cor é extremamente atrativa, e note como academias e locais esportivos usam muito essa cor. O laranja é um excelente opção para ser colocada em todas as chamadas de ação do seu site.
Pessoas tendem a ser estimuladas a fazer algo quando estão rodeadas dessa cor. É de extremo destaque em qualquer lugar que é apreciada e pode ser concatenada com um preto fosco.
Também marque itens mais baratos e promoções nessa cor, verá que as pessoas tendem a consumir mais quando essa combinação é utilizada. Um suporte técnico em TI pode ajudar a realizar esse trabalho.
A nobreza do roxo
Essa é uma cor nobre, forte que transmite mistério e sensualidade. É ligada também a sentidos de justiça, autoridade (assim como o azul), mas é mais ligada à espiritualidade. É utilizada em nichos de moda, funerários, religiosos e até cosméticos para idosos.
A ideia do roxo é concentrar um pouco do vermelho e do azul, mas sem toda a força que cada uma dessas cores primárias consegue trazer.
A descontração do rosa
O rosa consegue trazer muitos sentimentos femininos e romantismo a depender do grau da paleta utilizada. É bem utilizado em lojas de roupas íntimas femininas, floriculturas, papelarias e produtos infantis.
A forma como utilizar essa cor é extremamente interessante para chamar a atenção de um público bem variado, seja o público feminino comprando algo para si ou o masculino tentando presentear alguém querido. Faça uma pesquisa e use com destaque.
O luxo do preto
A última cor que abordaremos aqui é o preto. E não é à toa que leva o único título do artigo com a letra “o”, afinal o preto merece destaque único. A cor é frequentemente ligada à tristeza, mas é capaz de passar luxo e sofisticação de forma única.
Não é à toa que os ternos mais caros são da cor preta e frequentemente utilizados por todo o homem que quer ganhar destaque sem ser brega. Em pontos específicos do site, o e-commerce pode ser bem destacado com artes em preto.
Consulte um designer para ver a melhor forma de fazê-lo. As cores têm poderes, cabe a você a responsabilidade de usá-los com sabedoria.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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