Com os ambientes digitais se tornando cada vez mais importantes para as relações comerciais, inclusive com alguns negócios funcionando exclusivamente por meio de plataformas digitais, serviços de otimização de sites se tornaram mais necessários.
Essa relação acontece por causa de uma série de fatores, que vão desde o barateamento das tecnologia de acesso a internet, até a aceitação social das atividades virtuais, sendo possível pagar contas, agendar consultas, fazer compras, entre outras ações.
Com um foco específico nas organizações comerciais, é importante notar que os endereços virtuais são hoje o principal meio de apresentação sobre os seus produtos e serviços, disponibilizando ou não a comercialização deles dentro da plataforma.
Algo comum para negócios que trabalham com a realização de serviços físicos, como uma empresa de letreiro, que confecciona e instala letreiros em fachadas de lojas e prédio, para alguém que busca evidenciar os seus estabelecimentos comerciais.
Nesse caso o site se apresenta como um ambiente institucional, onde é possível que o usuário não só encontre os meios de contato da loja, como endereço de e-mail, telefones ou ser atendido por um chatbot, mas também destaquem alguns serviços anteriores.
As redes sociais podem até ter se tornado locais mais populares para se conectar com o público, mas não deixam de ser plataformas controladas por entidades terceiras, diferentemente de um endereço eletrônico, no qual a empresa é responsável pelo espaço.
O que não só dá mais liberdade para o administrador, capaz de modificar a sua vontade o design e o estilo de comunicação visual desse meio de contato, como também garante que ele seja melhor encontrado por alguém em busca de algo específico nos sites de busca.
Essas ferramentas são de grande importância para o mercado, podendo ser adotadas por empresas de locação de impressoras, por pequenos empreendedores, assim como por pessoas do ramo artístico, compartilhando a necessidade de se obter um bom site.
Por que prestar atenção em seu site?
Visto a necessidade de adotar esses endereços eletrônicos como parte essencial da sua comunicação como empresa, não parece tão distante a urgência em observar a estrutura do seu site, garantindo que ele auxilie o seu negócio a conquistar objetivos específicos.
A começar pelo fato dele ser o principal meio de contato a ser adotado pela sua empresa, reunindo informações importantes sobre os trabalhos realizados pela empresa, em sua maioria comerciais, mas também serve para destacar outras utilidades.
Como para organizações de motivação não-lucrativa, através do site de uma ONG que luta pela causa ambiental. Até mesmo uma loja comercial pode operar com a administração de um site à parte, como um blog relacionado à área de trabalho de uma empresa.
Podemos ter como exemplo uma fábrica de brindes corporativos de luxo, que comercializa tais mercadorias em sua loja virtual, ao mesmo tempo que alimenta um blog voltado a assuntos de decoração e temas acerca de objetos de requinte.
E com a adaptação do mercado é importante dar ênfase às citadas lojas virtuais, que se expandem na mesma medida que o público adota os meios digitais como opções favoráveis de negócio, contando com a facilidade que essas plataformas apresentam.
Mas para que esse comércio digital de fato funcione, ele precisa contar com o apoio de uma boa plataforma, de design intuitivo, no qual o cliente não se sentirá perdido ao acessar esse endereço, sendo necessário ter o mesmo tipo de cuidado que se teria com uma loja física.
Outro fator benéfico em relação ao fato de se possuir um site próprio está no nível de profissionalização que ele representa, dando a uma empresa ou até mesmo a alguém que atua de forma autônoma, um símbolo maior de prestígio e qualidade.
O que será posto em prova quando o público estiver em busca de serviço de limpeza profissional e encontrar o endereço virtual de uma companhia que trabalhe com esse serviço.
Ao se deparar com um site organizado, o usuário terá uma maior confiança na qualidade dos serviços executados por essa empresa, diferentemente de uma loja que possui um site suspeito, ou que sequer é encontrada na internet, nem mesmo nas redes sociais.
Pois por mais importante que seja ter um site próprio na internet, também é essencial que o público encontre esse endereço ao navegar na rede, pois de nada adianta ter uma loja organizada, com bons produtos e preços, se nenhum cliente passa pela porta de entrada.
Com suas necessárias adaptações, a mesma coisa acontece na internet, sendo necessário apostar em elementos que chamem atenção para o seu estabelecimento. Para uma loja física pode ser um adesivo para vitrine, para um negócio virtual, as configurações de SEO.
Como o SEO ajuda o seu site a ser visto
Para entender como as configurações de SEO podem ajudar nas visualizações do seu site, antes é preciso compreender o que significa essa sigla.
Servindo de símbolo para as técnicas de Search Engine Optimization, essas configurações estão relacionadas com a otimização das ferramentas de busca, permitindo que a sua página na internet seja facilmente identificada pelos serviços de busca.
Para que isso aconteça, o seu site precisa contar com algumas técnicas, além de elementos que ajudem a destacar o seu domínio virtual. Alguns desses conceitos são:
Uso de palavras-chave;
Qualidade do conteúdo;
Título da matéria;
Quantidade de palavras em um texto;
A autoridade do site;
O link building do site.
Um conjunto de fatores que são responsáveis para que sempre que um usuário pesquise por uniformes profissionais em São Paulo seja justamente o site de uma empresa em específico o primeiro a pintar na página de sugestões de resposta.
Mas para que o site seja encontrado pelos buscadores da internet ele também precisa se adequar a uma série de características, que garantam a melhor experiência possível para o usuário, com o buscador podendo indicar outra opção, se ela se mostrar mais favorável.
Para lidar com uma configuração eficaz desses componentes é interessante que o seu site contenha elementos conectados aos conceitos de SEO on-page e off-page.
O primeiro voltado a recursos que são encontrados dentro das páginas do seu site, como imagens e links internos, enquanto o SEO off-page lida com elementos externos, como o nível dos links externos que levam até o seu site.
De acordo com a importância de ambas essas configurações, é necessário investir no seu site para que não só o seu público tenha uma boa experiência ao visitá-lo, mas também para que ele seja encontrado em primeiro lugar.
Como otimizar o meu site para que ele seja visto
Um bom site se destaca pelo conjunto de elementos que ele posiciona em sua plataforma, tornando fácil o acesso e navegação do público, através de um design chamativo, mas ao mesmo tempo organizado, compostos que destacarão o seu site.
E para que esse realce seja percebido também pelos elementos busca é essencial que o seu site conte com alguns atributos, tais como:
Conteúdo relevante
As ferramentas de busca são programas inteligentes, logo não adianta encher as suas páginas de palavras-chave soltas, é preciso que elas sejam integradas ao texto, fazendo parte de um conteúdo que de fato seja relevante para o público.
De forma que um usuário em busca de informações sobre sinalização para estacionamento, por exemplo, encontre uma matéria interessante, no qual o usuário passe tempo lendo, o que será analisado pelas ferramentas de busca, aumentando o seu índice de qualidade.
Testes frequentes
Para garantir que o seu site esteja adequado para os padrões de pesquisa e também para o seu público, é importante testar a qualidade das páginas, por meio dos chamados testes A/B que analisam diferentes abordagens, e indicam qual parece ter mais sucesso.
E falando de possibilidades é interessante também testar diferentes técnicas de LSI (Latent Semantic Index), testando variados contextos para uma palavra-chave, identificando qual tipo de semântica melhor se adequa ao seu site.
É interessante também fazer uma auditoria frequente nas páginas do seu site, para encontrar possíveis falhas resultando de uma configuração mal realizada.
Tenha um site responsivo
Com a pluralidade de dispositivos eletrônicos com acesso à internet, é essencial que o seu site consiga se adaptar ao aparelho pelo qual foi acessado, para que um usuário decidido a comprar balões de aniversário não desista da compra por não conseguir acessar o site.
Até mesmo alguns elementos voltados à venda, como o uso de landing pages, também precisam se adaptar aos dispositivos em mãos dos usuários, garantindo a sua melhor experiência, assim como uma melhor possibilidade de compra.
Com essas técnicas, junto a uma configuração otimizada de SEO, o seu site não só terá o destaque almejado com o seu público, como também se destacará positivamente com as ferramentas de busca, sendo então encontrada por um número maior de usuários.
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Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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