Você já deve ter ouvido falar desses termos em outros artigos de administração de empresas e gestão de negócios, porém aqui iremos explorar esse tema sob o prisma da comunicação e do marketing.
Então vamos a definição de cada um:
Missão: É a razão pela qual a empresa existe. Em outras palavras, define seu foco de atuação. Nesse caso, o conceito está mais ligado ao produto ou serviço.
Exemplos famosos:
“Organizar as informações do mundo todo e torná-las acessíveis e úteis em caráter universal.” - (Google)
“A nossa função é ajudar as pessoas e empresas em todo o mundo a concretizarem todo o seu potencial" - (Microsoft)
Em outras palavras, missão é a razão da sua empresa existir, ou seja, sua organização precisa ter uma função a desempenhar na sociedade.
Visão: É uma bússola que serve como um grande objetivo de longo prazo, ou seja, aonde a organização pretende chegar em determinado espaço de tempo.
Exemplos famosos:
"Conectar 7 bilhões de pessoas, com sua rede social" - (Facebook)
“Criar um mundo onde todos possam se sentir crianças.” - (Disney)
“Matar a sede do mundo.” - (Coca-cola)
“Mudar o mundo através da tecnologia.” - (Apple)
Aqui você irá traçar a meta a longo que pretende atingir com a sua empresa. Não se preocupe se você parecer um pouco pretencioso (a), pois o objetivo aqui é mostrar a sua visão de mundo ideal.
Valores: É a forma como a empresa deve se portar no mercado e na sociedade, isto é, a maneira como pretende ser reconhecida.
IMPORTANTE
Essas ideias definem até mesmo a conduta dos colaboradores da sua empresa. Algumas organizações desejam ser reconhecidas pela qualidade do produto, outras pela segurança de seus serviços, pelo respeito ao cliente acima de tudo, por ações de sustentabilidade, entre outros valores.
É importante dizer que essas palavras não servem apenas para ficarem penduradas em um quadro, mas devem ser a "alma do seu negócio" e todas as ações que você tomar devem ter como norte estes conceitos.
No fim das contas, toda a comunicação da sua marca tentará transmitir essas ideias para o seu público e convencê-lo de que isso realmente é possível.