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Google Trends: como utilizar nas estratégias de marketing digital



O Google Trends é uma ferramenta gratuita que ajuda a identificar tendências relacionadas a palavras-chave. É uma ferramenta do Google que mostra os termos mais pesquisados ​​para uma região e período específicos.


De fato, podemos dizer que é a única ferramenta de pesquisa de palavras-chave que oferece insights com base em dados reais de pesquisa do Google.


Logo, é uma ferramenta que toda empresa que quer conquistar resultados realmente impactantes deve utilizar, seja uma loja de roupas ou empresa de etiquetas e rótulos, por exemplo.


Vamos ver agora com mais detalhes o que significa Google Trends, como essa ferramenta funciona e por que ela é importante para o desenvolvimento das campanhas de marketing. Confira.


O que é o Google Trends?


O objetivo do Google é garantir uma ótima experiência para todos os seus usuários, e para isso ajuda quem precisa produzir conteúdo. O Google Trends foi criado para fornecer aos usuários os tópicos e palavras-chave mais pesquisados.


Todas as informações são baseadas em dados fornecidos pelo próprio motor de busca. Com essa ferramenta, uma fábrica de portão automático pode rastrear os níveis de pesquisa de um determinado termo ou tópico.


As empresas também podem comparar diferentes palavras-chave e entender sua sazonalidade ou progressão ao longo do tempo. Melhor ainda: tudo pesquisado desde 2004 fica armazenado na plataforma.


As informações que você pode obter do Google Trends e aplicar à sua estratégia de marketing digital incluem:

  • Palavras-chave;

  • Área e regiões destacadas;

  • Problemas e dores;

  • Tendências de Marketing Digital.

Além disso, há muitos outros insights fornecidos pela plataforma, que é uma ótima enciclopédia de tudo o que é mais pesquisado na web.


Seu funcionamento é simples porque o Google armazena todas as buscas feitas no buscador e em outras plataformas de seu domínio, como o YouTube.


Certos dados são excluídos, como informações pessoais, pesquisas realizadas com pouca frequência e pesquisas realizadas pelo mesmo usuário em um curto período de tempo.


Para utilizá-lo, basta pesquisar por um termo, como “camisas de silicone a pronta entrega”, e em seguida teremos acesso aos gráficos que mostram as mudanças nas pesquisas sobre aquele tema, que reflete plenamente o interesse público de um período.


Os usuários também podem escolher quando analisar, tipo de pesquisa e localização. No tipo de pesquisa, podemos descobrir se está na web ou no YouTube pesquisando uma imagem ou vídeo.


De fato, até mesmo uma empresa de luminária comercial led pode ter à disposição um banco de dados do Google que organiza informações sobre diversos temas, inclusive mostrando informações sobre o comportamento do usuário.


Se você não tiver tempo para rastrear variações de palavras-chave, os mecanismos de pesquisa simplificarão o processo. No final do ano ele publica um relatório com as principais tendências de busca em uma região, o que é muito valioso para as marcas.


Agora que você já sabe o que é essa ferramenta e como ela funciona, no próximo tópico mostraremos como ela pode ajudar as empresas.


Por que usar o Google Trends?


O Google Trends é a sua janela para as tendências de marketing de busca, permitindo que você se torne mais estratégico com seu SEO e campanhas.


Quando você considera seu desafio contínuo de encontrar tópicos novos e interessantes para seu conteúdo, os proprietários de pequenas empresas têm um chapéu inesperado para usar – o do jornalista.


Para criar novos conteúdos e campanhas eficazes, você precisa acompanhar as tendências do setor para ajudar a se estabelecer como um especialista em seu campo.

O Google Trends foi projetado como uma ferramenta jornalística para fornecer insights sobre as informações que mantêm o público intrigado.


Que melhor ferramenta para criação de conteúdo do que aquela que identifica tópicos de interesse do público de forma assertiva e direcionada?


É por isso que o Google Trends é tão importante para todo tipo de organização, seja para loja de brinquedo ou para empresa demolidora, por exemplo.


Ela de fato te ajuda a se tornar melhor em identificar tendências de interesse para seu público, e assim você torna o seu conteúdo muito mais atrativo para chamar atenção deles.


E não somente isso, um bom conteúdo conquista também o Google, que por sua vez insere seus conteúdos nas primeiras páginas de busca.


Quando você entende quais tópicos populares as pessoas estão pesquisando, você pode criar diversos tipos de conteúdos interativos exclusivos e campanhas para alavancar essas tendências.

Como funciona o Google Trends?


A barra de pesquisa do Google Trends permite pesquisar um tópico específico, como criação de outdoor. Seus resultados de pesquisa mostram um gráfico com uma classificação entre 0 e 100 para informar o nível de interesse nesse tópico.


Você vê essa classificação em mãos com as vezes em que o tópico despertou mais interesse.


Você pode considerar o momento para procurar maneiras de preencher tópicos em seu calendário ou simplesmente entender com que frequência esse tópico fica em alta para medir seu nível de importância para seu público.


A partir daí, suas campanhas são cronometradas e o conteúdo do seu anúncio se torna mais relevante.


Como o usar para otimizar a estratégia de marketing?


Agora veja como utilizar o Google Trends em sua estratégia de marketing de conteúdo e como ela funciona para melhorar a forma como o público enxerga a sua empresa.


Palavras-chave mais inteligentes para SEO


Você pode melhorar seu SEO de conteúdo incluindo palavras-chave de tendência e o tempo em que elas tendem.


Em vez de usar as mesmas palavras-chave o tempo todo, uma abordagem mais focada permite que você aproveite as tendências em determinadas épocas do ano para otimizar suas campanhas com base no que as pessoas desejam e quando.


Compreender as tendências também permite que você avalie o conteúdo que você considera perene para o seu blog.


Este tópico está realmente tendo uma taxa constante ou está tendo mais picos e vales do que você esperaria? Ou há certos tópicos que mantêm um equilíbrio ao longo do ano e com o passar do tempo podem fornecer ideias para conteúdo mais perene?


As tendências informam de quanto conteúdo novo e fresco você precisa e o equilíbrio de conteúdo permanente necessário para manter um ritmo constante de conhecimento e experiência.


Mais conteúdo envolvente e localizado


A maioria das empresas tende a se concentrar no mesmo conteúdo de anúncio com base no básico de seu setor. No entanto, ao usar as pesquisas de tendências, você pode se envolver mais com a criação de conteúdo.


Você não apenas vê o momento das tendências, mas também desenvolve ideias com base em sua própria localização. O que é de interesse para sua comunidade em determinadas épocas do ano? Como isso é diferente de todo o país?


Por exemplo, se você mora no Rio de Janeiro e possui uma empresa que fornece climatizador para fábricas, com o Google Trends você tem uma oportunidade de criar uma campanha única de alguma forma vinculada ao seu setor ou marca.


Levar em consideração o contexto cultural para se tornar mais localizado é ideal para um pequeno empresário que depende de clientes locais.


Calendário alinhado com pesquisas de horário de pico


Tornar-se mais preciso com o calendário da sua campanha pode se tornar muito mais estratégico até o dia. O Google Trends mostra os horários e dias da semana que fazem mais sentido para publicar seu conteúdo.


Você pode pesquisar os tópicos que conectou ao seu calendário e ver os horários de pico do dia e os dias da semana em que esse conteúdo específico parece ser de maior interesse.


Você se torna muito mais preciso com seu calendário para garantir que está mostrando às pessoas o que elas querem quando é mais provável que elas queiram, de postagens sociais a e-mails.


Estabelecer melhores horários de pico


Ter uma janela para os horários de postar os conteúdos específicos para seu nicho, é outro benefício estabelecido pelo Google Trends. Ou seja, todos esses tipos de dados de melhores conteúdos e horários é essa ferramenta que pode ajudar a esclarecer.


As pesquisas específicas da marca permitem que você veja quando as pessoas pesquisam sua marca com mais frequência e quando esse interesse diminui.


Isso coincide com declínios em seu tráfego orgânico, e se alguma coisa mudou em seus esforços de marketing durante esses declínios, significa que algo estava acontecendo que pode ter impactado o declínio da sua empresa de aluguel de impressoras, por exemplo.


Todos esses dados valiosos são estabelecidos pelo Google Trends, você precisa inserir na estratégia de conteúdo da sua empresa independentemente do segmento que esteja inserida.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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