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Entenda como o atendimento personalizado é essencial para sua empresa

Atualizado: 13 de ago. de 2021


O atendimento personalizado vem, cada vez mais, tornando-se essencial em todos os tipos de empresa, e parte disso é motivado pela mudança do comportamento do mercado, em especial dos consumidores, que hoje são muito mais exigentes com suas compras.


De modo geral, ser tratado bem e com atenção pela empresa onde se vai fazer uma compra é algo que agrada e transmite muito mais pontos positivos do que o contrário.

Mas ainda assim, nem todas as companhias acabam focando nisso, o que torna a mudança para essa vertente, bem como alguns pontos de investimento, essencial.


No artigo a seguir vamos entender um pouco mais sobre o contexto das mudanças no atendimento, mais sobre atendimento personalizado e alguns pontos de investimento.


A exigência por atualizações em atendimentos


Não foi a internet a única responsável pela mudança no mercado nos últimos anos, principalmente quando falamos sobre o comportamento do consumidor.

Entretanto, ela foi um ponto importante.


E parte disso aconteceu por conta da variedade de pontos comerciais, lojas e contatos com empresas, trazendo um poder de escolha muito mais forte para o cliente.


Antes disso, era bem comum que as empresas fizessem um molde do próprio cliente, enfatizando uma superioridade em colocação de preços e até mesmo de atendimento.


Porém hoje, com uma nova realidade, a forma de tratamento vem sendo a chave para o fechamento ou não de negócios, podendo ser essencial para que haja um relacionamento futuro entre um cliente e uma empresa, ainda que depois de uma compra.


Atendimento personalizado e sua importância


Sobre isso, podemos começar a dizer que o atendimento personalizado, então, nunca esteve em melhor forma. Esse tipo de atenção ao cliente é baseada em uma diferenciação, fazendo com que a pessoa a ser atendida se sinta única e especial pela empresa.


Por exemplo, para que uma empresa de transporte executivo possa fazer um atendimento personalizado, é importante que ela elabore pontos que chamem a atenção do cliente, ainda assim, fazendo com que ele esteja nas nuvens no momento que é atendido.


Assim como é essencial que o atendimento seja personalizado em todos os canais de atendimento que a empresa dispõe, e não deixando de lado, claro, as redes sociais. Podemos usar como exemplo o Instagram, que é a rede social em alta e que possibilita o trabalho com a conta no modo comercial.


Lembrando que é importante compreender os clientes, principalmente quando há um grande volume de devoluções ou reclamações, a devolução é resultado de uma comunicação ruim e reclamações é pela falta de informações coerentes, atendimento rude e sem preparo.

Cada cliente insatisfeito usará sua voz para contar sobre o seu descontentamento a diversas pessoas e espalhar uma imagem negativa da empresa evidenciando a falta de organização e cuidado.


Sobre isso, é interessante:


  • Escuta ativa;

  • Resolução de soluções;

  • Consultoria de situações;

  • Procura por bonificações.


Ou seja, hoje em dia, além de vender, uma empresa deve sempre se preocupar em estreitar os laços com o cliente, proporcionando a ele o máximo de experiências positivas.

Desde o primeiro contato com a empresa, o cliente deve sentir que terá o seu problema ou seu questionamento resolvido, para assim futuramente, após uma excelente experiência poder recomendar os serviços e produtos da empresa para seus amigos e parentes.


Esse tipo de atendimento se faz importante para que um negócio possa de fato começar a criar uma diferenciação diante da concorrência, ao mesmo tempo que agrega a sua marca.


Afinal, é muito mais fácil entendermos quem é uma empresa de isolamento acústico, por exemplo, a partir da forma como ela trata clientes, já que agrega muito mais conectividade.


Investimentos a serem feitos nesse tipo de negócio


Para iniciar nesse cenário, é importante que as empresas pratiquem alguns tipos de investimentos, considerados essenciais para qualquer tipo de negócio ou ramo de atuação. Veja-os abaixo:

  1. Banco de dados atualizado

Tenha sempre em mãos os dados de seus clientes, para que um atendimento que ocorra por mais de uma vez seja direcionado, ressaltando a compreensão daquele negócio por quem de fato é aquele consumidor, bem como seu histórico e suas preferências.


Sem esquecer da segurança necessária tanto para com o banco de dados quanto para o site da sua empresa, lembrando sempre de utilizar um certificado SSL.
  • Atendimento humanizado

A humanização é a chave para um atendimento personalizado, visto que agrega uma maior identificação, justamente por ofertar uma compreensão pura sobre aquela pessoa.


O atendimento humanizado deve ser uma cultura da empresa, melhor dizendo, em todos os setores a humanização tem que ser vista e percebida pelos clientes.
  • Treinamento de funcionários

Os funcionários da empresa devem estar sempre em harmonia em relação ao atendimento, visto que grande parte deles será responsável em levar esse tipo de atenção ao público.


Nunca será demais trabalhar visando um suporte de qualidade aos seus clientes, principalmente quando os mesmos buscam pela empresa, ou seja, investimento em treinamento adequado para os funcionários é essencial.

  • Diminuição da burocracia nos processos

Quanto menos processos e complicações, mais um cliente pode ficar satisfeito com sua empresa, ainda mais se o motivo da procura dele for de fato uma resolução técnica, como um pagamento ou um problema de consulta de dados em uma plataforma.


Vale ressaltar que o uso da tecnologia para diminuir a burocracia ajuda bastante, implementação de inteligência artificial, assistência personalizada, também são pontos fortes que uma empresa deve investir.


Considerações finais


Empresas, como uma loja de produtos de limpeza, que se mostram ativas na resolução de atendimentos humanos e ágeis, agregando o máximo de proximidade e preocupação com o problema do cliente, estão certamente mais aptas a terem um retorno em fidelização.


E serão lembradas com facilidade pelos clientes, assim conquistando posições relevantes no mercado de atuação e na mente do consumidor atual.


Começar esse tipo de atmosfera se torna muito mais fácil quando o negócio aposta em mudanças internas, ou seja, modificações que vão permitir um melhor embasamento para um atendimento personalizado ao cliente.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.



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