O mundo está cada vez mais moderno e, com os constantes avanços da tecnologia e da internet, se tornou comum que diversas novas empresas tentassem ganhar o seu espaço no mercado. Mas se tem uma coisa que é muito importante para todas elas é o logotipo.
Pensando nisso, esse texto irá abordar a importância que um bom logotipo tem, qual o seu impacto no dia a dia da empresa, qual a sua diferença entre marca e logomarca, o que é importante que um logotipo tenha e quais os mais comuns encontrados atualmente.
Todas as grandes empresas possuem um logotipo, as mais influentes conseguem deixar sua marca registrada na mente nos consumidores.
Dessa forma, mesmo que não seja comum para todas as pessoas comprarem aquele produto, é muito provável que já tenham ouvido falar sobre.
Porém, independente se o negócio é baseado em serviços de montagem de painel elétrico ou venda de produtos artesanais, é também muito comum que muitos confundam logotipo com marca e logomarca.
Isso não contribui só para a identificação do público com a sua empresa, mas também a forma como a sua organização enxerga e lida com seus clientes e leads. No mundo digital, a primeira impressão é a que fica.
Portanto, pensar nisso desde o momento de abertura do seu negócio ou aprimorar o conceito de seu logotipo é fundamental para o bom desenvolvimento da marca, desde uma empresa de letreiro até mesmo grandes organizações.
Então, para ficar por dentro de tudo e entender a fundo a importância e o impacto de um bom logotipo para a sua empresa, confira os tópicos abaixo onde o assunto será aprofundado e desenvolvido.
Qual a diferença?
Primeiramente, é importante entender a diferença entre logotipo e logomarca, para que então o desenrolar do texto aconteça de forma mais natural e significante, além de facilitar o entendimento e o encaixe do conceito em sua empresa.
O logotipo nada mais é do que a parte escrita de uma marca de maneira estilizada, independentemente se ela tem ou não relação com serviço de manutenção industrial. Ela é chamativa e faz parte do imaginário das pessoas quando bem feita.
Já a logomarca é o desenho, um símbolo que representa a empresa ou organização em si. Não necessariamente precisa estar sozinha ou acompanhada com algum logotipo, mas possui grande poder de identificação.
Além disso, também é importante entender que a marca é um conjunto de símbolos, cores e designs que, juntos, formam a identidade visual do seu negócio.
Em outras palavras, a marca será o que os seus clientes entenderão sobre seu comércio de microscópio para laboratório.
Quando pensamos em logotipo, é importante se atentar a alguns elementos que são essenciais no momento de desenvolver um, como:
Objetivo a ser alcançado com o logotipo;
Qual fonte será utilizada;
Elementos visíveis no logo;
Símbolos utilizados.
Criar uma identidade visual para a sua empresa é parte essencial para criar uma conexão ou assimilação do tipo de negócio que sua organização trabalha, mesmo que seja algo incomum, como descarte de resíduos para empresas.
A importância do logotipo
Existem diversos benefícios e impactos que um logotipo pode causar na rotina da sua empresa, a grande maioria ligada a identidade visual da mesma e a maneira que outras pessoas enxergam a sua organização.
Os tópicos a seguir possuem algumas informações essenciais que mostram a importância de se desenvolver um logotipo forte e chamativo para o seu negócio. Confira.
Identificação com a marca
O maior objetivo de qualquer logotipo ou logomarca é criar uma identificação com o seu público-alvo através da identidade visual ou simplesmente possuir um logo que seja agradável para seus leads e negociadores.
Essa estratégia pode ser utilizada por diversos tipos de empresas, desde as grandes negociadoras logísticas até mesmo as que comercializam impressora colorida para alugar.
As pessoas normalmente associam diretamente o logotipo às memórias que possuem com aquela empresa. Isso significa que podemos chamar novos logotipos de cascas vazias e que estão prontos para mostrarem ao público a que vieram.
Com um logotipo bem desenvolvido e bastante chamativo é mais fácil para o seu negócio chamar a atenção que precisa e cravar o seu símbolo na mente das pessoas, fazendo com que se lembrem sempre da boa experiência que tiveram com a marca.
O profissionalismo por trás da marca
Seja um comércio de malas personalizadas, aparelhos smartphones ou grandes prestadoras de serviços logísticos, dificilmente sua marca será levada a sério ou passará a impressão e registro pensados sem um logotipo.
O logotipo carrega junto dele, mesmo que muitos não percebam ou não entendam em sua totalidade, maior confiança para a sua organização. Isso é transparente para o cliente e faz com que o mesmo se sinta muito mais seguro em negociar com a sua empresa.
E, um cliente que se sente mais seguro é um cliente que se interessa mais pelo negócio e não tem medo de ser prejudicado, criando uma relação saudável com a sua organização e nutrindo um lead com grande potencial para a sua marca.
Empresas que não possuem logotipo, não possuem a sua própria marca e podem ter problemas em passar essa confiança, se tornando esquivas e até mesmo suspeitas, mesmo que ofereçam serviços únicos e produtos como placas de comunicação visual interna.
Também é importante perceber que, depois de já conhecer o seu trabalho, conforme mencionado anteriormente, os logotipos remetem a lembranças e experiências do cliente com a sua marca, por isso pode ser utilizado de forma que reforce os valores do negócio.
Maior lealdade a sua marca
Conforme a sua marca cresce e negocia com um maior número de pessoas, é comum que ela fique mais conhecida no mercado e tenha um maior alcance, criando uma espécie de lealdade entre aqueles que, de fato, conhecem o seu trabalho.
Isso aumenta a autoridade da sua marca no mercado em que atua, fazendo com que muitos clientes pensem imediatamente na sua empresa e melhor, tenha ela como referência para negociações com outras, não aceitando menos do que aquilo que a sua oferece.
Em outras palavras, o poder que a identidade visual tem é muito grande e não deve ser desperdiçada ou deixada de escanteio. Deve ser levada a sério e bem trabalhada por profissionais competentes que sabem o que estão fazendo.
Com isso, a contratação de profissionais da área se torna inevitável, porém, com muito esforço e orientação correta, é possível que a sua organização consiga um logotipo adequado e que passe exatamente o que ela busca para todos.
Os tipos de logotipo
Por fim, porém não menos importante, é bom citar e entender os tipos de logotipo para que a sua empresa se adapte e utilize aquele que melhor se adequa ao seu tipo de negócio e as suas necessidades perante o mercado de trabalho atuante.
O primeiro que pode ser levantado e colocado sob consideração pela sua marca são os logotipos de texto, onde o nome da marca é estilizado de maneira que fique gravado na mente das pessoas. Normalmente é utilizado por empresas grandes e bem estabelecidas no mercado.
Os logotipos com símbolos já são um pouco mais difíceis de serem usados, mas possuem muito poder e a possibilidade de expressar de forma visual o que apenas um texto não consegue.
Além disso, o símbolo ou imagem está diretamente ligado à marca e cria uma identificação visual muito forte.
Já os logotipos integrados, misturam tanto o texto quanto imagens para conseguir transparecer o que querem as pessoas e costumam ser utilizadas por marcas que ainda não são conhecidas, o que influencia a criar uma melhor visibilidade.
Diferente das outras, esses dois não podem ser separados pois, parte da identidade visual da marca é a junção dos dois elementos, por isso é bom pensar bastante antes de selecionar um.
Considerações Finais
O texto de hoje abordou e se aprofundou em como é importante ter um bom logotipo, como tal decisão pode afetar a rotina da sua empresa e como impacta diretamente na identidade visual da marca, além de explicar como cada logotipo funciona.
É importante pensar muito bem o objetivo da sua empresa como marca e o que ela quer que o cliente sinta ao negociar com ela, podendo usar as dicas e orientações disponibilizadas ao longo do texto como guia ou como um ponto inicial.
O logotipo depende de diversas variáveis como o ramo da empresa, o seu tamanho, sua relevância, autoridade, o alcance no mercado, o que ela busca como marca, entre muitos outros. Não deve ser levado como algo leviano, e sim, como algo crucial.
Agora que já está mais claro o seu funcionamento e impacto, é necessário sentar com os responsáveis pelo seu negócio e desenvolver um logotipo forte e que consiga compreender todas as qualidades emanadas pela sua empresa.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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