O conceito de Double Diamond, criado pelo British Design Council, tem mudado a maneira como a maioria das empresas entende o UX. Trata-se de um processo que busca uma maneira de encontrar a solução mais adequada para um problema em particular.
Esse não é o único objetivo do Double Diamond, entretanto, uma vez que ele pode ser usado na criação, atualização e manutenção de produtos, serviços e até mesmo de processos internos de uma empresa de suporte técnico em informática.
O nome Double Diamond, que em português seria traduzido como Diamante duplo, refere-se a representação do processo, que utiliza dois diamantes para ser trabalhado. Em um deles, é colocado o problema, enquanto o outro fica com a solução.
Quando você entende a necessidade de explorar mais cada um destes elementos, acaba garantindo uma análise muito melhor estruturada, com profundidade e mais possibilidades para as soluções.
Para assim, tentar sempre encontrar aquela que seja estratégia mais assertiva, seja para sua consultoria empresarial online ou para uma loja de materiais para construção.
Existem duas linhas de pensamento dentro do conceito Double Diamond. O primeiro deles é o pensamento divergente, que busca abrir o diamante e procurar soluções mais distantes do padrão.
A outra linha de pensamento é a convergente, que se aproxima cada vez mais do pensamento inicial e tenta fechar o diamante.
Dentro do pensamento divergente, são criadas as mais diversas soluções para os problemas, como até mesmo, a melhor estratégia para alugar galpão para uma empresa.
Então, na convergência, entende-se quais são as melhores linhas para se seguir adiante, entendendo qual é a melhor opção para este processo em particular.
Entender esse processo pode ajudar sua empresa a atingir resultados muito mais positivos a longo prazo, principalmente quando você consegue utilizar essa estrutura para otimizar seus produtos ou serviços.
Por isso, é fundamental saber entender como o Double Diamond pode fazer sua forma de pensar se ampliar, e as soluções apresentadas ficarem muito mais efetivas para esse tipo de ação, seja em uma empresa de máquinas de café para alugar ou até mesmo em um pequeno comércio.
Fases do Double Diamond
Agora que você conhece um pouco mais sobre o Double Diamond, é hora de entender e identificar cada uma de suas etapas e a importância que elas possuem nesse modelo. Por isso, é fundamental identificar cada uma delas:
Imersão;
Definição;
Ideação;
Prototipação.
Algumas estruturas utilizam outros nomes, mas o conceito de cada fase permanece o mesmo, e por isso é muito mais fácil entender o processo quando você tem as bases bem definidas e identifica esses elementos.
Seja em uma contabilidade especializada em TI ou em um pequeno estabelecimento, após desenvolver e definir de maneira consistente as bases do Double Diamond a possibilidade de tomar atitudes cada vez mais assertivas é muito maior.
Vale lembrar que cada empresa é única no mercado, e duas companhias diferentes podem ter resultados completamente distintos, ainda que ambas estejam trabalhando em um mesmo segmento de atuação.
Por isso, o ideal é adaptar esta estrutura para sua realidade para ter informações mais precisas e conseguir adaptar o processo a sua própria linha de produção, utilizando o Double Diamond para melhorar a experiência dos usuários em seus produtos e serviços.
Quanto mais você consegue compreender sua própria experiência, maior será o impacto desse tipo de atividade como um todo.
Imersão
A primeira fase, de imersão, é o momento inicial do Double Diamond. Quando você está trabalhando em um produto ou serviço, é muito comum que sua mente o leve diretamente para a solução de problemas.
A solução é um reflexo natural de nosso pensamento, que busca respostas rápidas e objetivas para qualquer problemática que se apresente, independente do contexto em que ela está inserida.
Entretanto, muitas vezes esse tipo de pensamento acaba gerando uma série de problemas, ou soluções fracas para a necessidade final, uma vez que ela se baseia em achismos e intuições para criar esse tipo de solução.
O momento da imersão é quando você se coloca completamente dentro da situação do consumidor, seja por meio de um software para gestão de franquias ou qualquer outro meio.
Pois, identificar os problemas que seus clientes possuem depende de você estar em um ambiente onde os pontos de dor podem ser sentidos.
Com esse tipo de estrutura, você fica muito mais próximo da realidade de seus consumidores, e consegue estruturar melhor os dados coletados nas pesquisas para entender a situação por completo e gerar soluções satisfatórias a longo prazo.
A tomada de decisões de uma empresa que entende esse tipo de necessidade acaba ficando muito mais próxima da solução mais rentável, uma vez que a empresa entende as dores que levam os clientes a buscarem uma solução.
Para conseguir gerar soluções que tenham impacto real, você deve entender o problema e suas variações, trabalhando com uma série de ferramentas de pesquisa e até mesmo serviços de call center que podem auxiliar essa etapa.
Definição
Depois de completado o processo de imersão, onde você avalia todos os pontos de dor que os consumidores possuem e quais são os problemas que você pode explorar em suas atividades, é preciso criar uma estrutura para essas informações coletadas.
Dessa maneira, você consegue identificar qual problema será solucionado por sua empresa, e como você pode fazê-lo de maneira mais adequada, entendendo as principais formas de utilizar esse tipo de recurso adequadamente.
Existem diversos problemas que podem ser avaliados no primeiro estágio, mas alguns deles devem ter se destacado em sua visão. Esse é um excelente ponto para começar a sua estrutura.
Normalmente, é difícil pensar em uma solução que seja abrangente o suficiente para lidar com todas as questões encontradas no processo de imersão.
Por isso, a definição surge para colocar a prioridade no lugar certo, seja no processo de imersão de sua empresa de criação de softwares ou um processo de outro estabelecimento.
Entenda qual problema sua empresa tem maiores chances de solucionar, partindo nessa etapa para identificar tudo o que você pode fazer para o consumidor. A ideia é entregar uma solução possível e que esteja de acordo com a necessidade dos consumidores.
Essa solução deve ser desejável, e ao mesmo tempo, possível de realizar, garantindo assim um interesse muito maior do público em suas atividades.
Aqui, a relação com o consumidor é muito importante, e por isso ferramentas que se relacionam com as necessidades dos clientes são fundamentais, como a criação de personas, mapas de empatia e outras ferramentas do tipo.
Ideação
A fase de ideação chega no segundo diamante do processo, quando você já tem definidos os problemas que os consumidores possuem e quais são as questões que você irá lidar. Aqui, é o momento de pensar em soluções de fato para esse tipo de questão.
Se você não tiver os problemas e quais aspectos sua empresa irá lidar, é importante voltar uma etapa e fazer uma pesquisa mais direcionada. Isso não significa que você está voltando no processo, e sim refinando-o para conquistar o melhor tipo de estrutura.
O Double Diamond não é um processo linear, e isso se reflete em diversos momentos durante o planejamento. Por isso, não tenha receio de voltar e rever estruturas antes de chegar ao momento da ideação.
Como o nome sugere, este é um momento de receber ideias, que podem partir de qualquer profissional da companhia. Quanto mais pessoas deram sua opinião ou sugestão, melhor nesse momento do Double Diamond.
Pessoas diferentes possuem experiências e vivências diferentes, o que acaba gerando um interesse no que você tem a oferecer. As empresas acabam melhorando muito suas estruturas quando abrem espaço para o diálogo interno, com todos os colaboradores.
Para isso, você pode fazer reuniões de brainstorming, mapas mentais e diversas outras estratégias, além de estar sempre aberto para feedbacks e ideias individuais de seus funcionários, que muitas vezes podem ser a solução que você precisava.
Trabalhar em conjunto para conseguir esse tipo de estrutura é a maneira mais eficiente de garantir resultados de qualidade para sua empresa.
Prototipação
Essa é a etapa mais aguardada pela maioria dos gestores, pois é quando todo o planejamento começa a dar sinais concretos. Agora, depois de se comunicar com a equipe e passar por todos os processos necessários, é hora de criar um protótipo de seu produto.
Nessa etapa, é interessante contar com algumas pessoas para testar o protótipo e dar um feedback direto sobre esse tipo de questão, seja ele físico ou uma estrutura no papel.
Quanto mais você conseguir fazer testes e apresentá-los, melhor ficará o produto final, adaptando-se a todo o caminho do Double Diamond.
Considerações finais
O Double Diamond é uma ferramenta que pode ser usada nos mais diversos contextos, e acaba ajudando muito uma companhia a entender melhor as necessidades de seu público e como atingir soluções satisfatórias.
Dessa maneira, você consegue estruturar melhor a experiência do usuário, tão necessária nesse tipo de atividade e ajuda a avaliar cada uma das possibilidades que a empresa possui quando lida com uma solução em particular.
Companhias que optam pelo uso do Double Diamond como estratégia de pesquisa e planejamento acabam ganhando um destaque maior no mercado, tornando-se verdadeiras lideranças dentro de seus nichos de atuação.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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