Ter um bom posicionamento de mercado é essencial para as marcas que entendem a necessidade de serem vistas para que as pessoas conheçam o seu trabalho e consumam o seu produto ou serviço.
Quando falamos de posicionamento, nos referimos à ação de expressar o que uma pessoa pensa, quais os valores que ela tem, os princípios que defende e as causas pela qual ela luta.
Não é à toa que, nos últimos anos, o posicionamento se tornou algo essencial não apenas para as pessoas, mas também para as empresas, que cada dia mais estão lutando para humanizar suas marcas.
O processo de humanização de uma marca foca em como ela trabalha sua empresa para que seus processos e sua comunicação com os clientes fuja daquele padrão robótico e engessado e abrace algo inovador que mude a relação entre marca e consumidor.
Assim como uma boa estrutura metálica para galpão industrial faz toda a diferença em uma empresa, estruturar o posicionamento de marca dela é essencial em meio a um mercado que está crescendo a cada dia mais.
Todos os dias surgem novas empresas, marcas e negócios no mercado, e nada os impede de serem concorrentes diretos da sua empresa, por isso saber se posicionar de maneira eficaz no mercado é essencial.
Isso porque o posicionamento faz com que o público entenda o seu diferencial e saiba por que devem consumir justamente de você e não da concorrência, aumentando os seus resultados consequentemente.
Mas ter um bom posicionamento de mercado não serve apenas para o aumento dos seus resultados, mas também para que a sua empresa tenha uma boa imagem no mercado e realmente seja vista como referência no segmento.
Assim como uma pessoa busca pelo melhor serviço de gerenciamento de obras para sua casa, ela também irá desejar consumir de uma marca que tenha um bom posicionamento e não se envergonhe dele.
Se posicionar é um ato de coragem, visto que para isso é preciso expressar o que você pensa e o que defende, e no mundo em que vivemos, fazer isso exige bastante coragem.
Entretanto, é algo necessário para que a sua empresa cresça no mercado e atraia o público ideal que irá consumir de você, aumentando não apenas seus números, mas também a satisfação dos consumidores.
Vantagens de um posicionamento eficaz
A decisão de se posicionar de maneira eficiente no mercado ganhou grande importância nos últimos tempos devido não apenas à necessidade dessa ação, mas também às inúmeras vantagens que essa decisão traz para as marcas.
Seja uma produtora de vídeo comercial ou até mesmo um comércio pequeno da sua cidade, toda marca precisa se posicionar para obter ótimos resultados, como os que citamos logo abaixo. Confira:
Fidelização de clientes
Fidelizar os clientes nada mais é do que ter clientes que acreditam fielmente na proposta da sua marca e não a abandonam para consumir de outra do segmento, ou seja, é aquele cliente que está sempre por perto.
Conquistá-los é um grande desafio, mas com um posicionamento eficaz, torna-se mais simples, pois você terá pessoas que acreditam no mesmo que a sua marca, por isso eles se sentirão mais íntimos da sua empresa e se fidelizarão com mais naturalidade.
Controle da imagem
Há quem diga que a imagem de uma marca é tudo o que ela tem, pois se a imagem de uma empresa é manchada, toda a sua carreira pode ir por água abaixo. E isso não é uma mentira, saber controlar a imagem e reputação da sua marca no mercado é essencial.
Assim como uma fábrica de camisetas promocionais conseguiu ser a melhor em seu segmento, sua marca precisa se tornar a melhor através de um posicionamento eficaz que faça com que todo o mercado saiba a boa imagem que a sua empresa possui e transmite.
Aumento da competitividade
Algumas pessoas pensam que ter muitos concorrentes no mercado é algo ruim, pois eles podem querer roubar seus clientes, mas na verdade, quanto mais concorrentes, melhor para a sua marca, pois significa que ela está chamando a atenção.
Uma marca só possui muitos concorrentes quando ela é ótima no que faz e outros tentam fazer o mesmo para obter os mesmos resultados. Ter um posicionamento eficaz aumenta a sua competitividade, mostrando a todos que a sua marca é a melhor no que faz.
Essas são apenas algumas das diversas vantagens que um posicionamento eficaz traz para a marca de qualquer tamanho ou segmento de mercado que entende a importância de se posicionar nos dias de hoje.
Dicas para criar uma estratégia de posicionamento
Infelizmente, saber como se posicionar de forma eficaz no mercado não é tão simples quanto encontrar ótimos capachos personalizados de porta para a sua casa na internet, mas também está longe de ser uma missão impossível.
Se posicionar, como mencionamos anteriormente, é um ato de coragem e que exige bastante cuidado por parte da marca. Por isso, selecionamos algumas dicas simples que te ajudarão a se posicionar de forma eficaz e natural, confira:
Analise a situação atual do mercado
O primeiro passo para um posicionamento eficaz é entender qual a situação atual do mercado como um todo e principalmente do seu segmento, para que você tome as melhores decisões para a sua empresa.
O mercado é algo que muda a todo momento e não sabemos quando algo pode acontecer e virar tudo de ponta cabeça, como a pandemia dos últimos anos fez. Por isso, analisar a situação do mercado é essencial para a construção de um posicionamento.
Assim como se conta com uma boa empresa especializada em pintura de fachada para a sua empresa, você pode contratar especialistas de análise de mercado para te ajudar a entender tudo o que ocorre nele e como isso pode influenciar no seu posicionamento.
Faça uma análise de concorrência
Como também mencionamos em tópicos anteriores, ter concorrência não significa algo ruim, além de provar que a sua marca está fazendo um ótimo trabalho, pode ser uma maneira de se inspirar.
Isso porque os concorrentes desejam o mesmo que você, crescer no mercado, conquistar mais clientes e aumentar o seu faturamento, por isso investem em estratégias e inovações que os ajudem a chegar nesse objetivos.
Sendo assim, fazer uma boa análise da sua concorrência é essencial para que você conheça as estratégias e posicionamentos deles e entenda como isso pode te ajudar a construir o seu de forma diferente e segmentada.
Entenda quais os seus diferenciais
Um fabricante de sacolas personalizadas só se tornou o melhor dentro do seu segmento de mercado por entender quais os seus diferenciais e como eles são divisores de água na hora de construir o posicionamento da marca.
Toda empresa possui algo de diferente se comparado aos concorrentes, explorar isso e usá-lo ao seu favor faz com que as pessoas vejam que a sua marca é diferente e aumenta as chances deles consumirem de você.
Por isso, pare por alguns instantes e estude bem a sua empresa, o seu produto ou serviço para que os diferenciais deles estejam claros para você e isso te ajude a construir um posicionamento de mercado claro e eficaz.
Essas são apenas algumas de diversas dicas que podem te ajudar a construir um posicionamento de mercado eficaz, claro, objetivo e natural tanto para a sua empresa quanto para o seu público-alvo.
Tipos de posicionamentos
Para finalizar, é importante que você entenda quais tipos de posicionamentos existem no mercado para estudá-los a fundo e saber qual melhor se encaixa na sua fábrica de tela artística ou seja qual for o seu segmento de mercado.
Assim como diversos outros conceitos dentro do mercado, o posicionamento é algo que possui diversos tipos e vertentes que podem ser seguidas, respeitando o tipo, tamanho, valores e princípios da marca em questão. Confira abaixo alguns dos principais:
Atributos e benefícios do produto/serviço;
Preço do produto/serviço;
Qualidade do produto/serviço;
Uso e aplicação do produto/serviço;
Concorrentes.
Cada um deles decide focar em algo específico da sua marca para que seja usado como diferencial na construção do seu posicionamento e chame a atenção de mais pessoas, fazendo com que elas vejam o que a sua empresa tem de diferente para oferecer.
O posicionamento está se tornando algo cada dia mais necessário e importante, principalmente os que provêm de marcas do mercado, pois é ele que mostra o que a sua empresa defende e o que está disposta a fazer para continuar com essa opinião.
Nem sempre o ato de se posicionar trará ótimos resultados, talvez você perca alguns clientes, alguns números ou métricas importantes.
Mas o que ganhará a partir disso será ainda maior, pois cada pessoa que conhece a sua marca irá se identificar com ela, e você não terá apenas mais números, mas números com qualidade.
Dessa forma, o posicionamento se tornará uma espécie de divisor de águas dentro da sua empresa, mostrando para o mercado o que você defende e convidando aqueles que partilham da mesma visão para se unir a você.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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