Empresas estão buscando maneiras de criar campanhas de marketing para a geração Z, que está entrando na fase de conquistar poder de compra e ter liberdade financeira para participar de negociações de cotação de serviços de limpeza e outras frentes.
Entretanto, esse público é muito jovem e completamente diferente das gerações anteriores, por isso é importante avaliar as melhores maneiras de conseguir novas oportunidades de vendas para sua empresa.
Inclusive, a geração Z representa atualmente quase 40% do mercado de consumo, e mais de 20% da população brasileira como um todo. Por isso, entender esse grupo se faz cada vez mais necessário para você fazer um planejamento estratégico efetivo para suas ações.
Em um primeiro momento, é entender que o grande diferencial da geração Z para as anteriores é o fato de estas pessoas serem nativas digitais. Isso significa que elas já nasceram em um ambiente tecnológico, onde as informações são ilimitadas.
Por isso, a geração Z como um todo tem pouco interesse em ações genéricas. Uma pessoa deste grupo não está interessada em comprar um produto ou contratar um serviço, ela se interessa pela experiência apresentada.
Assim, uma empresa de, por exemplo, impressão digital a laser que lida diretamente com a geração Z precisa ter atenção a alguns pontos muito importantes para conseguir conquistar mais clientes e trabalhar suas vendas adequadamente, que são:
Identidade;
Valores;
Missão;
Propósito;
Entre outros fatores.
Estes itens vão de encontro com as necessidades da geração Z, e permitem que você consiga se comunicar com este grupo e atraia-o para apresentar suas possibilidades dentro do mercado jovem e conectado.
Quem é a geração Z?
Também conhecida como Gen Z, este grupo é composto por todas as pessoas que nasceram entre a metade dos anos 90 até o início de 2010. Essas pessoas não tiveram que passar por nenhum processo de adaptação para o mundo digital, uma vez que já nasceram nele.
Por conta disso, são conhecidos como nativos do mundo digital, tendo muito mais facilidade para lidar com avanços tecnológicos, principalmente aqueles que conectam pessoas como a internet, redes sociais e outros elementos.
Essa é uma das gerações mais diversas e multiculturais que existem, uma vez que as barreiras não existem dentro do mundo digital. Isso fez com que a geração Z se tornasse muito mais individual, rejeitando rótulos que possam minar suas manifestações de expressão.
Por terem nascido em um ambiente de informação irrestrita, estas pessoas tiveram desde o início de suas vidas o impacto que as ações de gerações anteriores causaram no mundo e no meio ambiente.
Ou seja, eles acabaram se tornando muito engajados em causas ambientais e sociais, e esperam a mesma atitude de itens que querem comprar, como o de uma empresa de balões personalizados ou uma indústria voltada a causas diversas.
A ideia da geração Z é usar suas ações como uma maneira de mudar o mundo, construindo um lugar melhor para seu futuro e o futuro das próximas gerações.
Por conta disso, a geração Z se diferencia muito das gerações anteriores, e o mercado precisa se adaptar e entender estes valores para conseguir fazer vendas mais assertivas e garantir um bom posicionamento no segmento em que deseja atuar.
A geração Z, por sua facilidade com a tecnologia, acabou se tornando o grupo de maior impacto no mercado online, influenciando até mesmo outras gerações a consumir nesse tipo de loja, seja uma que vende relógio de ponto ou roupas modernas.
Mesmo dentro de casa, os membros da geração Z influenciam as pessoas a sua volta e as ajudam a se tornarem mais próximos de questões de tecnologia, movimentando quantias muito grandes de dinheiro.
Percebendo essa movimentação, o mercado começou a abrir os olhos para o marketing direcionado à geração Z, e como isso pode impactar positivamente as vendas de qualquer companhia digital.
Fazendo marketing para a Gen Z: veja como
Entender como o marketing funciona para essa nova geração demanda uma atenção especial para o que você está trabalhando, principalmente uma compreensão do que o público-alvo de sua empresa procura em uma jornada de compra em uma distribuidora de fibra de vidro, por exemplo.
A individualidade é um ponto muito importante para a geração Z, mas eles também têm pontos em comum que são buscados quando uma negociação começa, por isso é necessário entender a melhor maneira de dialogar com eles.
Além disso, a atenção que a geração Z dá para uma ação de marketing é ainda menor que a de seus predecessores, os millennials. Agora, 8 segundos é o tempo que você tem para mostrar que seu conteúdo é relevante e fazer o interesse da pessoa despertar.
Por isso, a rapidez deve andar de mãos dadas com a eficiência, garantindo uma estrutura melhor para seu atendimento. Além disso, existem muitos outros elementos que são trabalhados em questão de marketing de uma, por exemplo, assessoria ambiental para estes grupos.
Propósito da marca
A geração Z se importa com o futuro do mundo. Por isso, marcas que se posicionam acabam ganhando um destaque muito maior. É preciso pensar em maneiras de impactar positivamente a sociedade com seus produtos ou serviços.
Quando você oferece esse tipo de solução, acaba atraindo muito mais atenção para sua empresa, atraindo pessoas que se alinham com a maneira como você pensa. Esse tipo de ação é fundamental para qualquer pessoa da geração Z.
Entretanto, é preciso ter cuidado quando lidar com esse tipo de posicionamento. Seu propósito deve ser verdadeiro, e evitar falar que faz alguma ação que sua empresa de, por exemplo, curso de brigada de incêndio não faz na verdade.
Os membros da geração Z são especialistas em encontrar informações na internet, e dificilmente você conseguirá esconder uma fake news por muito tempo desse grupo antes de eles desmascarar a companhia.
Uma vez que essa ação tenha sido tomada, o impacto na reputação da empresa pode ser bastante negativo, e por isso você deve ter muita atenção quando se posiciona.
Novos métodos de marketing
O marketing tradicional, e até mesmo algumas das ações de marketing digital são pensados para as gerações anteriores. Esse tipo de ação se torna um problema a partir do momento que a geração Z não se atrai pelos mesmos elementos.
Isso significa que é preciso reimaginar o marketing e identificar ações de personalização que tenham a cara da geração Z. Esse é um público que se importa muito com a vida real, e isso deve ser representado em suas ações para vender, por exemplo, um curso de aviação civil.
O marketing de influência é um dos principais meios de aplicar estratégias para a geração Z, uma vez que eles recebem muito bem esse tipo de comunicação. O marketing de influência é muito poderoso normalmente, mas ele tem um impacto ainda maior na geração Z.
Isso porque consumidores têm muito mais chance de tomar uma decisão baseado nas informações de seus influenciadores favoritos, muitas vezes mais até do que a influência de pessoas próximas como amigos e familiares.
Se a publicação não tiver uma aparência claramente artificial, com tons de publicidade, essa interação se torna ainda mais poderosa, conseguindo destacar qualquer companhia que deseja aplicar essa inovação em suas estratégias.
Compartilhamento rápido
Um dos principais destaques da geração Z é seu interesse em informações rápidas e compartilháveis. Tudo o que é interessante se torna uma experiência a compartilhar nas redes sociais.
Esse perfil mais imediatista com relação ao compartilhamento permite que empresas usem a seu favor um dos mais importantes elementos de comunicação da atualidade: os memes.
Um meme é um conteúdo com alto potencial de viralização, que se tornou muito conhecido por conta dos materiais que envolvem humor. Esse formato é um dos favoritos da geração Z, que usa constantemente memes como forma de comunicação.
Os memes também têm um grande potencial de tornar a pessoa que o criou mais popular na internet, por isso há uma busca constante pelo conteúdo que se torna favorito das redes.
Diversidade
A geração Z é uma das que mais se preocupa com a diversidade. Por conta disso, empresas que investem nesse tipo de valor acabam se tornando melhor vistas por estes grupos, tornando o marketing inclusivo uma das principais maneiras de alcançar esse público-alvo.
O poder da individualidade que a geração Z tanto valoriza permite que qualquer demonstração de personalidade seja válida, e as pessoas desejam ver esse tipo de ação ser aplicada de forma funcional e relevante.
Considerações finais
Atingir o público mais jovem com suas estratégias de marketing é o melhor caminho para continuar relevante no mercado, uma vez que estas pessoas passam a se tornar os consumidores que de fato vão aplicar sua renda no mercado.
Por isso, é muito importante entender suas possibilidades e identificar o que pode ser realizado a longo prazo com a geração Z, entendendo suas peculiaridades e transformando-as em estratégias para atingir um público que ainda não possui vícios.
As empresas que se destacam mais nesse momento são aquelas que acabam aplicando estas informações e despontam para um público que ainda não tem tanta mídia direcionada diretamente a eles.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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