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Como aplicar os 8 Ps do marketing em suas estratégias



Você já ouviu falar sobre os 8 Ps do marketing? Tudo começa graças a teoria dos 4Ps, que foi criada originalmente pelo professor Jerome McCarthy, e foi difundida por Philip Kotler, que é considerado o pai do marketing moderno.


Com a tecnologia e expansão digital que ocorreu na década de 1990, as marcas de diferentes setores, sejam elas de lojas de roupas ou de empresas de extrato pirolenhoso, começaram a buscar soluções inovadoras para conseguir alcançar seu público.


A partir disso o Conrado Adolpho aperfeiçoou essa teoria para os Ps do marketing digital, dessa forma as marcas não se preocupam apenas em vender, elas desejam oferecer experiências de compra com seus produtos e serviços.


Dessa forma, desde uma loja de brinquedos até uma empresa de guia de cabos para rack, passaram a se preocupar com seus clientes, os colocando cada vez mais no centro de todas as suas comunicações.


Para entender melhor sobre o conceito dos 8 Ps do marketing e como ele funciona, continue lendo este artigo, aqui você irá encontrar tudo sobre o assunto.


Afinal o que são os 8 Ps do marketing?


Para você entender, os 8 Ps do marketing se referem aos seguintes pontos:

  • Produto;

  • Preço;

  • Praça;

  • Promoção;

  • Pessoas;

  • Processos;

  • Posicionamento;

  • Performance.

Esses são os pilares básicos da estratégia de uma empresa de qualquer segmento. A evolução dos 4 Ps do marketing, como citado acima, permitiu que os 8 Ps fossem utilizados com foco total nos clientes e na experiência durante todo o processo de compra.


Importância dos 8 Ps para a sua empresa


Os 8 Ps do marketing são a base de todas as estratégias que serão utilizadas em um negócio. Por exemplo, uma empresa de separação de misturas químicas, ao utilizar esse método, consegue acessar muitos dados.


Essas informações podem ser usadas para melhorar o resultado da empresa, além de, claro, ajudar a traçar os melhores caminhos para conseguir alcançar todos os objetivos.


Essas decisões são baseadas em informações que foram organizadas durante todo o processo da estratégia de marketing, sendo assim elas são fundamentais e ajudam a sua empresa a conseguir novos clientes.


Além de conseguir direcionar as etapas necessárias para um bom andamento das estratégias utilizadas pela empresa, elas são de grande valia para criar estratégias eficazes e conseguir colocar os clientes no centro, oferecendo a melhor experiência sempre.


Como aplicar os 8 Ps nas estratégias de marketing?

Bom, agora que você já entendeu o conceito dos 8 Ps do marketing, saiba como aplicar na sua empresa e como eles podem ajudar seus negócios e vendas, além do contato com o cliente.


1. Produto


O primeiro P do marketing é aquilo que a empresa vende, podendo ser um produto ou um serviço, como é o caso da calibração RBC, para que se possa oferecer um bom serviço para o cliente, é importante que seja definido alguns pontos, como:

  • Nome;

  • Conceito;

  • Funções;

  • Expectativas do público-alvo.

Ou algo que achar pertinente referente ao produto ou serviço, essa determinação é bem importante, pois ele pode definir o sucesso ou fracasso de um empreendimento.


Sendo assim, mostre o diferencial do seu produto ou serviço, fazendo com que o cliente perceba o porquê ele é único e ele precisa obtê-lo, isso te ajuda a se destacar da concorrência.


Agregar valor ao produto pode ser feito de diversas formas, seja por meio das mídias sociais, anúncios e criação de conteúdo que resolva as dores e anseios do cliente.


2. Preço


Quando falamos do segundo P do marketing, que é o preço, não estamos nos referindo apenas ao valor pago pelo produto ou serviço, mas sim todo valor agregado a ele.


Por exemplo, para uma empresa de aço inox 304 definir o preço do seu produto, é preciso que tenha conhecimento sobre o mercado, além da média de preço que a concorrência cobra e acima de tudo a renda do seu público-alvo.


Para conseguir estabelecer esse valor, levante as seguintes questões:

  • Quanto as pessoas pagariam pelo produto ou serviço?

  • Quais foram os custos para desenvolvê-lo?

  • O seu público-alvo consegue pagar esse preço?

  • Qual a expectativa do cliente em relação ao produto?

Respondidas essas perguntas, faça uma análise com base nos gastos fixos, ganhos obtidos e na cadeia de valor, só assim você irá conseguir chegar em um preço que seja justo para empresa e para o consumidor.


3. Praça


O terceiro P remete aos locais e espaço em que o produto será comercializado, aqui entra tanto os locais físicos quanto os digitais.


Por exemplo, para uma empresa de transmissor de pressão definir qual o melhor local para vendas dos seus produto, é preciso que ela realize um estudo demográfico e comportamental dos seguintes pontos:

  • Público-alvo;

  • Concorrência;

  • Produto.

Isso garante com que a empresa entenda onde o seu público está e quais estabelecimentos ele costuma frequentar, com isso ele consegue estabelecer o melhor local para o seu funcionamento.


Isso também deve ser feito para as empresas que se encontram no meio digital, definindo a melhor plataforma para vender seus produtos ou serviços.


4. Promoção


Esse P diz respeito às estratégias de marketing utilizadas para desenvolver o seu produto ou serviço, definindo assim como a sua marca chegará para os clientes, seja através de publicações, redes sociais, mídia offline, enfim.


Faça uma análise para entender os melhores canais de consumo, pontos de vendas, meios de divulgação e qual a melhor promoção que pode ser feita para divulgação do seu produto ou serviço.


5. Pessoas


O quinto P está relacionado às pessoas que se relacionam com o seu negócio, sejam clientes ou colaboradores da empresa. É preciso que se faça um estudo para entender melhor quais são elas.


É muito importante que o cliente seja o centro da sua empresa, por isso é importante que ele seja ouvido, e sua empresa sempre leve em conta as dores e anseios da sua persona.


Por exemplo, para uma empresa de ímã de neodímio se aproximar das pessoas, ela pode recorrer a algumas estratégias como:

  • Elaboração de conteúdos informativos;

  • Oferecimento de bons canais de atendimento;

  • Mídias sociais;

  • Assistente virtual.

Para os colaboradores, esse pilar é importante para contratar, capacitar e motivá-los, para que todos os esforços sejam direcionados ao público.


6. Processos


Os processos dizem respeito a todos os fluxos de trabalho que são utilizados pela empresa, sejam procedimentos, operações ou metodologias, eles ajudam a captar os clientes e promover uma boa experiência do usuário.


Sem contar que são esses processos que orientam o que cada funcionário da empresa deve fazer, criando uma padronização nas entregas e nas metas desejadas.


Nessa etapa, pense em soluções que ajudem a melhorar a jornada de compra e a vida do consumidor, como um site mais acessível, um canal de comunicação mais eficaz e todos os outros processos.


7. Posicionamento


Esse P está ligado a ter um propósito e ser percebido. Por exemplo, ele determina em qual aspecto uma empresa de peças compressor é boa e como fazer a estratégia certa para que os produtos ganhem destaque.


Dessa forma as marcas precisam recorrer a quatro principais posicionamentos:

  • Preço;

  • Diferenciação;

  • Estilo de vida;

  • Benefícios.

Para a definição desses aspectos, levante questionamentos sobre se o seu produto é exclusivo, qual o seu custo e estratégia que será usada e acima de tudo qual o diferencial da empresa.


O posicionamento escolhido deve refletir em todos os aspectos da comunicação e ser claro e consistente.


8. Performance


O último P pode ser simplificado como produtividade e qualidade, o que tem uma grande importância para a sua empresa, afinal ela está ligada à produtividade e qualidade dos produtos, e claro, a experiência do cliente.


Para isso é importante conhecer os indicadores-chaves ou KPI (Key Perfomance Indicator), como é conhecido, já que através deles é possível saber se o negócio está conquistando todos os objetivos que foram traçados.


Para que eles sejam aplicados, é preciso que a empresa defina o que deve ser mensurado, isso envolve tanto o acompanhamento de todas as estratégias de marketing como:

  • Aumento da taxa de cliques;

  • Número de leads gerados;

  • Total de indicadores da empresa, como lucratividade e ticket médio.

Com isso você terá uma análise melhor de todos os resultados da sua empresa, o que irá ajudar a definir estratégias mais eficientes no futuro.


Os 4 Ps do marketing


Como já dito, os 4 Ps do marketing são os pilares fundamentais da área, e é a partir deles que todas as outras estratégias são desenvolvidas, que tem sempre o mesmo objetivo: a melhoria dos resultados obtidos na empresa, seja as métricas ou desempenho. São eles:

  • Preço;

  • Praça;

  • Produto;

  • Promoção.

Conhecer esses 4 pilares é fundamental para que a empresa consiga criar estratégias sólidas para o mercado com o intuito de atingir o seu público-alvo.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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