A vida moderna é estressante. Todo mundo tem os próprios mecanismos para se acalmar. Há quem escreva em diários, use técnicas de respiração e, em muitos casos, recorra a vídeos relaxantes no YouTube.
Uma nova pesquisa da Ipsos com milhares de entrevistados da Geração Z mostra que 83% utilizaram o YouTube para assistir a conteúdos que ajudam a relaxar.1
Os vídeos ASMR (também conhecidos como vídeos com sussurros) existem há muitos anos e continuam entre os formatos mais assistidos na categoria dos “relaxantes”. Outras formas populares desse conteúdo incluem filmes sobre a natureza, vídeos cottagecore — que falam sobre uma vida rural e mais sustentável — e compilações de clipes “estranhamente satisfatórios”, que mostram objetos sendo organizados, ou alguém mexendo com slime, cortando sabonetes, e outras ações repetitivas não muito comuns.
A Geração Z representa apenas uma faixa da população — os mais velhos têm só 25 anos —, mas eles são uma força significativa quando falamos de cultura e consumo no mundo todo, tanto online quanto offline. Por isso, ter consciência das necessidades e interesses desse público é fundamental para criar mensagens relevantes e conectar-se com ele de forma mais profunda.
Neste artigo, vamos apresentar alguns pontos importantes sobre essa tendência que ajudam a entender melhor o mindset da Geração Z.
Conforto o dia todo com transmissões ao vivo de natureza e vídeos com mais de 10 horas
Viajar da poltrona nunca foi tão fácil — e tentador — como hoje. Vídeos que te transportam para lugares distantes estão a apenas um clique de distância. Para a Geração Z, o YouTube é o lugar ideal para essas jornadas: 90% disseram que assistiram a um vídeo que os ajudou a sentir que estavam em um lugar diferente.
O YouTube tem uma biblioteca enorme de vídeos relaxantes sobre destinos distantes e o mundo natural. Os formatos mais populares incluem transmissões ao vivo de animais e filmes imersivos na natureza com mais de 10 horas de duração, que geralmente têm uma trilha sonora meditativa.
E, de acordo com os comentários dos usuários nestes vídeos, as imagens etéreas e a música suave até ajudam a adormecer.
Créditos:
Roya Zeitoune e Bruno Telloli fazem parte das equipes de Cultura e Tendências de YouTube na Europa, Oriente Médio e África, e no Brasil, respectivamente. Eles analisam com profundidade dados do YouTube para identificar tendências de consumo emergentes.
> www.thinkwithgoogle.com
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