A competitividade dentro do mercado se mostra cada vez maior, com um tipo de produto podendo ser encontrado em diferentes modelos, tamanhos e marcas. Mesmo com essa forte competição, algumas empresas ainda se destacam por causa do brand equity.
Esse conceito trabalha principalmente com a percepção que o público terá acerca dos serviços oferecidos por uma companhia em um nível no qual a simples menção de uma marca pode dar ao público uma maior confiança nos produtos que serão consumidos.
Cenário esse no qual certas empresas acabam se tornando até mesmo em sinônimos para tal produto no mercado, o que passa por um refrigerante de cola, hastes flexíveis de algodão ou uma esponja de aço, cada item sendo mais conhecido por suas marcas.
Contudo, esse não é um conceito que abrange somente o mercado de produtos, já que a área de serviços também pode aumentar a sua lucratividade a partir do momento em que passa a desenvolver uma imagem específica aos seus negócios, ampliando sua audiência.
Assim como acontece em uma empresa de construção civil, cujo número de contatos pode crescer no mercado dependendo apenas da imagem conquistada por essa companhia. Essa estratégia passa pela qualidade dos serviços e por sua comunicação.
Mesmo tipo de conceito que vem sendo trabalhado pelos mais variados tipos de empreendimentos diante do seu empenho em conquistar uma boa recepção por parte dos seus clientes, aumentando assim a oportunidade de alcançar novos públicos.
Principalmente quando se trata de um negócio que pode ser alcançado diretamente por meio dos canais digitais, como um serviço de manutenção em condomínios, no qual uma simples busca na internet pode levar a um número amplo de resultados.
Diante de todas as opções, a escolha do público por uma empresa em particular pode ser baseada em uma série de questões responsáveis pela criação da imagem de tal
companhia, como os comentários realizados por clientes já fidelizados por esse negócio.
E essa aproximação de uma empresa aos seus clientes pode ser conquistada através de diversas estratégias, entre elas a ação conhecida como brand equity, sendo importante então conhecer melhor como funciona esse conceito.
O conceito de brand equity
O brand equity se trata de uma concepção que aborda a forma com que uma empresa é vista no mercado, com um destaque especial para os valores a serem cobrados em cima de um produto ou serviço a ser comercializado com uma adição monetária.
Ou seja, uma ideia que lida com uma cobrança extra a ser feita em cima de uma venda somente pelo peso da marca que ali está sendo aplicada. Por exemplo, podemos pagar uma camisa, que mesmo sendo feita do mesmo tecido, pode encontrar diferentes preços.
Uma diversificação de valores que passa pelo ícone estampado nessa peça de roupa, destacando a marca dessa camisa, o que por si só dá todo um valor diferenciado para esse item, a ponto de ter o seu preço até mesmo triplicado dentro do mercado.
Uma ação que só é possível porque o próprio público se mostra disposto a adquirir essas mercadorias por um maior preço, tudo por causa do valor que passa a ser agregado a partir da aplicação da marca que ali está presente.
Questão essa que se mostra até mesmo para uma empresa de etiquetas e rótulos, já que a embalagem de um produto passa a ser um dos itens mais importantes para garantir a sua venda no mercado, pois é com esse rótulo que é possível destacar uma marca em especial.
Tudo isso ao acompanhar o processo de relação comercial com o público que costuma ser desenvolvida através das seguintes etapas:
Conscientização;
Reconhecimento;
Experimentação;
Preferência;
Lealdade.
Fases que também são trabalhadas pelo procedimento de branding, responsável por desenvolver de forma mais profunda a imagem de uma marca com o público, garantindo dessa forma a uma maior aproximação de clientes com uma companhia em particular.
Por mais que o branding seja importante no mercado atual, o brand equity possui um foco um pouco mais específico, já que lida com uma percepção diferenciada de valor, no qual um cliente pode se encontrar favorável a pagar mais por um produto e serviço que o interesse.
Algo que é possível a partir do momento em que um cliente se encontre influenciado a comprar por um item não apenas pelo seu conteúdo, mas pelo valor que essa aquisição pode resultar na criação do perfil de um indivíduo.
Tudo a fazer com que o brand equity resulte em um número diversos de benefícios para uma marca, entre eles:
Crescimento nos lucros
Ligado com a maior procura que um serviço de automação residencial áudio e vídeo pode encontrar no mercado a partir do momento em que essa companhia recebe uma maior valorização, permitindo um acréscimo na cobrança dos seus serviços.
Expansão da empresa
A partir dessa maior lucratividade, uma companhia acaba tendo acesso a um maior acúmulo de capital, o que permite a um negócio investir melhor em si mesmo, trabalhando em sua expansão, por exemplo.
Referência no mercado
Por meio do brand equity uma empresa pode se tornar um símbolo de inspiração tanto para os seus competidores como para diferentes negócios presentes no mercado, com tal percepção positiva se espalhando também para seus clientes a serem alcançados.
Geração de valor
Por fim existe a geração de valor ao qual uma companhia passa a receber, aumentando assim o acesso a diferentes resultados por parte de um empreendimento. Tudo isso ao garantir a venda de uma experiência além daquilo que serve de base para suas ofertas.
Benefícios esses que podem ser valorizados por negócios menores, como uma loja de produtos decorativos para a casa, mas também por companhias de grande porte, como um escritório de consultoria de engenharia, todos a trabalharem com a ideia de brand equity.
E para se ter acesso a todas as vantagens citadas, só é preciso então saber como aplicar esse tipo de estratégia aos seus negócios.
Aumentando o valor de uma marca pelo brand equity
Para garantir que essa prática comercial resulte em uma nova percepção para um negócio, é importante ter atenção a todos os detalhes que compõem a sua composição, passando por etapas como:
Cálculo do valor de brand equity
Para que uma lanchonete consiga otimizar seus negócios, uma série de atividades devem ser colocadas em prática, como a adoção de um sistema de pedidos para restaurante, ação que pode resultar também em um aumento de valor por parte desse negócio.
Ação que tem validade junto a estratégia de brand equity, aumentando assim o valor diferenciado a ser aplicado a um produto ou serviço. Adição essa que pode ser calculada por três diferentes métodos: por custo, mercado ou faturamento.
No primeiro o cálculo é feito em cima do custo extra a ser praticado na criação de uma estratégia de marketing que eleve a percepção sobre tal produto. Enquanto isso, o cálculo de mercado é feito em cima da comparação de sua mercadoria com a dos concorrentes.
Por último existe o método feito em cima do faturamento, no qual é feita uma
comparação entre o custo e vendas de um produto premium, como etiquetas adesivas personalizadas, de outros modelos tradicionais, como etiquetas comuns.
Estratégia de foco claro
Feito o cálculo em cima do valor que pode ser alcançado por meio do brand equity, o próximo passo envolve a aplicação desse conceito, o que começa pelo desenvolvimento de uma estratégia de foco claro, garantindo a atenção do público para algo em particular.
Uma variedade que pode passar pela qualidade do produto, a comunicação diferenciada da empresa ou qualquer tipo de item ao qual uma companhia gostaria de destacar, para assim alcançar novos clientes e ao mesmo tempo criar uma imagem de destaque.
Criação de vínculos
O foco do brand equity não está somente em criar uma imagem diferente para um serviço de demolição de galpões, por exemplo, mas sim no desenvolvimento de um vínculo forte com sua audiência de cliente, usando da sua imagem para isso.
Nesse sentido, é importante dar valor a uma série de estratégias, o que inclui a criação de sentimentos positivos ao seu público, a escolha dos melhores canais, a frequência e o tipo de comunicação a ser feita com sua audiência, de forma a conquistá-la.
Tudo isso a resultar em uma imagem única a ser criada para uma empresa, o que conversa diretamente com o conceito de brand equity, no qual uma marca pode até mesmo cobrar um valor diferenciado por seus produtos, contando com o acompanhamento do seu público.
Isso porque tal audiência estará disposta não só a consumir um produto ou serviço, mas também a experiência que pode estar associada a esse conceito.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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